No fim de janeiro, a Prefeitura de Taubaté (SP) publicou uma notícia de que o Volkswagen Gol retornaria após o novo investimento da marca na fábrica local. De acordo com a publicação, o Gol, que saiu de linha no final de 2022, voltaria a ser fabricado a partir de 2025. Na época, a VW chegou a comentar que as verdadeiras notícias chegariam em breve. No entanto, agora, Ciro Possobom, o CEO da marca, fez uma declaração até cômica sobre o assunto.
Durante o podcast CBN Autoesporte, o executivo chegou a comparar a volta da produção do Gol com o caso da grávida de Taubaté. Para quem não se lembra, por volta de 2011, a pedagoga Maria Verônica Santos deu o que falar por simular uma gravidez de quadrigêmeas. Ela chegou a aparecer em diversos programas de televisão, bem como dar entrevistas. No entanto, no fim das contas, era uma gravidez falsa.
VW prepara novo produto
Seja como for, o CEO confirmou que a Volkswagen terá um novo produto na fábrica de Taubaté a partir de 2025. O modelo, como o Jornal do Carro já adiantou, será um SUV de entrada. Por ora, não há muitas informações. No entanto, a própria montadora já havia mencionado um SUV menor que o Nivus e o T-Cross para o mercado brasileiro. Dessa forma, pode competir com modelos como Fiat Pulse e Renault Kardian, por exemplo. Ou seja, chegará na faixa de até R$ 130 mil.
Internamente, o apelido do modelo é A0 SUV. Afinal, será feito sobre a mesma plataforma do Polo e Polo Track, a MQB A0. Embora compartilhe alguns detalhes com o hatch de entrada, o SUV terá personalidade com uma dianteira exclusiva. Assim, terá faróis inéditos, bem como novo para-choques. A expectativa, além disso, é de que o SUV tenha cerca de 4,10 metros de comprimento.
Sob o capô, o novo produto pode ter o mesmo conjunto do Polo, que consiste no motor 170 TSI de 116 cv e 16,8 mkgf. Assim, terá opções de câmbio manual de cinco marchas ou o automático de seis velocidades. Já as configurações mais caras podem contar com o motor 200 TSI de 128 cv de potência máxima.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!