Você está lendo...
Ator de Aquaman transforma Rolls-Royce 1929 em veículo elétrico
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

Ator de Aquaman transforma Rolls-Royce 1929 em veículo elétrico

Rolls-Royce Phantom II de quase 100 anos atrás troca motor original, um 6 cilindros em linha, por propulsor elétrico de 204 cavalos

Vagner Aquino, especial para o Estadão

13 de fev, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Rolls-Royce
Phantom II do ator Jason Momoa mantém o charme dos anos 1920, mas traz um trem de força elétrico silencioso e sem emissões
Crédito:Electrogenic/Divulgação

Conhecido por estrelar o filme “Aquaman”, o ator Jason Momoa tem grande ligação com o mundo dos carros. E não estamos falando apenas de sua participação na décima edição da franquia “Velozes & Furiosos”, onde brilhou como o vilão Dante Reyes, a bordo de diversas máquinas e protagonizando alucinantes cenas de perseguição. Desta vez, o astro de Hollywood chamou a atenção da mídia por transformar seu Rolls-Royce Phantom II, de 1929, em um veículo totalmente elétrico.



O trabalho de conversão foi realizado pela Electrogenic, uma renomada empresa britânica de tecnologia de veículos elétricos. Desse modo, o motor original, um 7.7 com seis cilindros em linha que gera potência entre 40 cv e 50 cv foi substituído por um elétrico de 150 kW (potência equivalente a 204 cv) e 31,6 mkgf que extrai sua energia de uma bateria de 93 kWh posicionada abaixo do assoalho do carro. Estima-se autonomia de 240 km.

Rolls-Royce
Ator fez questão de acompanhar o trabalho da Electrogenic do início ao fim (Reprodução/Internet)

Publicidade


Originalmente, cabe salientar, o Phantom II tinha tração traseira e câmbio manual de quatro marchas. A conversão, todavia, inclui uma transmissão personalizada de velocidade única e uma engrenagem de redução fixa, resultando em 101,9 mkgf de torque. O carro também ganhou três modos de direção: Drive, Eco e Sport.

Trabalho árduo

“Para realizar este projeto dos sonhos, tive que encontrar o parceiro certo. Eu precisava de uma equipe que apreciasse a história deste carro enquanto atualizava sua tecnologia”, disse Momoa em comunicado à imprensa. De acordo com o desejo do ator e com a diretriz da Electrogenic, a conversão é totalmente reversível. Cabe destacar que engenheiros, programadores e fabricantes trabalharam ao lado do astro por 18 meses para cumprir a tarefa. A empresa afirma que este foi o processo mais complexo de sua história.

Rolls-Royce
Modelo manteve o design e ganhou funcionalidade também no interior (Reprodução/Internet)

Além de reaproveitar todos os controles e medidores originais do carro, a equipe também atualizou o sistema de frenagem original operado por cabo e adicionou sistema de som de última geração, por exemplo. A empresa também teve que calibrar os freios para trabalhar com um novo sistema de recuperação de energia.

O trabalho feito no Rolls-Royce Phantom II foi documentado por Momoa para sua série “On The Roam”, disponível na HBO Max e Discovery+.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.