Em 1999, a BMW apresentou ao público no Salão Internacional do Automóvel de Detroit, um modelo que revolucionaria o mercado de SUVs: o utilitário esportivo X5. Chamado pela marca de SAV (Veículo de Atividade Esportiva), o modelo depois daria origem a outras variantes: X1, X3 e X7, compondo a linha de SUVs da marca.
Preferido por famílias que buscavam a praticidade das peruas da marca, aliado com a dirigibilidade de seus sedãs, o X5 ganhou o público pela tração integral, adequada a terrenos com baixa tração. Contudo, ainda privilegiava uma condução mais esportiva, com até 63% da potência para as rodas traseiras e 37% para as dianteiras.
O BMW X5 E53 ganhou espaço e variantes com motores a gasolina e diesel. Além disso, o X5 4.6is logo recebeu uma variante com motor V8 de maior potência, acompanhada de melhorias na suspensão, freios e equipamentos. Em 2004 chega a tração integral xDrive, que estreou no irmão menor X3.
BMW X5 ganhou versão esportiva e mais potência
A segunda geração (E70) chegou em 2006, e trazia como novidades a nova geração de motores TwinPower Turbo, para conjuntos de seis ou oito cilindros. Além disso, uma nova transmissão de oito velocidades passou a ser oferecida. Essa geração incorporou o sistema de entretenimento BMW iDrive, e foi a primeira a receber uma versão feita pela divisão esportiva M.
A X5 M tinha reforços estruturais na carroceria, suspensão e direção desenvolvidos pela BMW M e diferencial traseiro com sistema DPC (Dynamic Performance Control). O sistema era capaz não somente de bloquear o diferencial, mas de variar a quantidade de força que poderia mandar para cada roda, ajudando a melhorar a agilidade e a saída de curva do SUV.
Já na terceira geração (F15), chegou a primeira versão híbrida plug-in, a X5 xDrive40e. Ainda em 2015, ela oferecia alcance elétrico de até 31 quilômetros, maior que até alguns modelos da atualidade. Entre os destaques da geração, é digno de nota a nova transmissão M Steptronic de 8 velocidades, disponível na variante esportiva.
Atualmente, o X5 está em sua quarta geração (G05). Para o futuro, o modelo pode ficar ainda mais tecnológico, como o conceito iX5, movido a hidrogênio, pode adiantar. Seja como for, o X5 foi importante para a história da marca, assim como os rivais Porsche Cayenne e Audi Q7.
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