O facelift do Hyundai Creta está cada vez mais próximo do mercado brasileiro. Ao menos é o que antecipam os mais recentes flagras que circulam pela internet. De acordo com fotos publicadas no perfil do jornalista João Anacleto, no Instagram, o modelo já segue em testes de rodagem pelas estradas do interior paulista. A ideia é que o seu lançamento aconteça ainda em 2024 ou, no mais tardar, no começo de 2025. A produção do SUV, como acontece no modelo atual, continuará na fábrica de Piracicaba (SP).
Como se trata de um facelift de meia-vida, o Creta não terá mudanças drásticas. Laterais, teto, porte e diversos detalhes seguem iguais. Entretanto, a fabricante investirá em um novo layout para a dianteira e para a traseira do carro. As rodas, como de praxe, devem mudar.
Na frente, o modelo agora seguirá a cartilha de outros exemplares da marca, com grade e elementos mais quadradões. Faróis posicionados abaixo de luzes de LEDs permanecem, mas com proposta mais clean. O SUV, a princípio, tem para-choque redesenhado e novos projetores dos faróis.
O Creta 2025 mudará também as lanternas traseiras. Bem diferentes do formato atual, têm cortes retos e atravessam toda a tampa do porta-malas. A camuflagem tenta esconder, mas nota-se que há iluminação por LEDs e elementos em “H” – como na dianteira. Setas dinâmicas também fazem parte do conjunto e devem equipar as versões mais caras. Ainda na traseira, a tampa do porta-malas terá um novo desenho.
Como será o interior e a mecânica?
Do lado de dentro, ainda não se sabe como o modelo brasileiro será. A versão asiática, em síntese, oferece moldura única que abriga quadro de instrumentos (agora, 100% digital) e central multimídia. A lista de equipamentos deve continuar bem completa, com itens como monitor de ponto cego, controle de estabilidade, teto solar panorâmico, ventilação para os bancos dianteiros e por aí vai.
Em relação a motorização, suspense. Na Índia, o Creta ganhou o 1.5 turbo de 160 cv que substituiu o 1.4 turbo de 140 cv. Por aqui, não se sabe se o 2.0 aspirado de 167 cv das versões mais caras permanecerá em cena. Mas é certo que a outra opção, o 1.0 turbo de 120 cv, continuará equipando boa parte da gama.
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