A Volkswagen considera trazer de volta à vida um de seus modelos mais emblemáticos, o Scirocco. Entretanto, para seguir as tendências globais, o cupê invocado retornaria em versão elétrica – mas sem perder sua alma esportiva, claro.
Baseado em sua última geração, que saiu de linha em 2017, o site Carscoops publicou uma projeção de como o carro poderia ficar nessa nova roupagem. Foram usadas ainda as fotos de flagra do novo Porsche 718 e traços do conceito ID. GTI para complementar o estilo do novo Scirocco.
Enquanto o projeto não recebe o sinal verde para a produção, um esportivo rebaixado com um par de motores elétricos que compartilhe a plataforma com a Porsche pode ser uma boa pedida para o renascido Scirocco.
A montadora alemã já confirmou oficialmente que as variantes GTI e R continuarão seu legado em um futuro próximo eletrificado, fazendo parte das linhas mais “apimentadas” dos carros da marca. Enquanto essas versões devem aumentar o apelo de hatches, SUVs e sedãs da família ID, o cupê poderia se tornar um modelo de nicho bastante cobiçado.
O futuro VW Scirocco
Uma das prováveis arquiteturas para servir de base para o modelo é a PPE, desenvolvida por Audi e Porsche. Essa é a plataforma que será usada na próxima geração dos 718 Boxster e Cayman, além de em um possível renascimento do TT, conforme indicam alguns rumores. Se os boatos se tornarem realidade, a quarta geração do cupê esportivo não vai dividir a plataforma com o Golf pela primeira vez. Isso porque o hatch médio usará a arquitetura SSP.
Dessa forma, o Scirocco se beneficiaria da construção com dois motores elétricos, um em cada eixo, como de praxe. Além de ter um pacote de baterias mais fino e uma dinâmica de condução bem afiada.
De acordo com reportagem do site britânico Autocar, a Volkswagen atualmente estuda propostas de engenharia, design interno e manufatura para bater o martelo em relação a um novo Scirocco. Se aprovado pelo CEO Thomas Schafer, o carro pode entrar na linha de produção em 2028.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!