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Pesquisa aponta que parte dos donos de elétricos voltaria atrás 
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Pesquisa aponta que parte dos donos de elétricos voltaria atrás 

Estudo revela ainda que principais motivos para a insatisfação dos proprietários de elétricos são a falta de carregadores e a baixa autonomia

Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

02 de mar, 2024 · 4 minutos de leitura.

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carregador carros elétricos
Falta de carregadores é um dos principais motivos para a rejeição a carros elétricos nos EUA
Crédito:ABB/Divulgação

À medida que mais compradores se interessam por carros elétricos, fatores que são importantes para quem tem um modelo a combustão também se tornam cruciais para os donos de veículos alimentados por baterias. Qualidade e custo de propriedade são os índices mais importantes para a satisfação desses consumidores, de acordo com estudo da J.D. Power. 



A pesquisa Electric Vehicle Experience (EVX), conduzida pelo instituto pelo quarto ano consecutivo, revela ainda que a baixa disponibilidade de estações públicas de recarga se mantém como principal motivo de rejeição aos elétricos. E o pior: a experiência de manter um carro da categoria se tornou mais preocupante no último ano. Desse modo, a aprovação dos proprietários em relação ao número de carregadores públicos caiu 32% se comparada ao ano anterior. 

Ford F-150
Ford/Divulgação

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Satisfação dos compradores de carros elétricos

Outro dado do estudo mostra que os compradores do primeiro carro elétrico estão menos satisfeitos que aqueles que já tinham um modelo do tipo na garagem. Além do problema dos pontos de recarga, a baixa autonomia foi destaque para essa insatisfação. 

Assim, 48% dos novos donos de elétricos afirmam que consideram comprar um modelo híbrido plug-in no futuro, enquanto 39% pretende voltar a consumir carros a combustão. Entretanto, 38% dos clientes veteranos dos BEVs – que já estão no segundo ou terceiro veículo da categoria – afirmam que podem optar por um PHEV na próxima compra, e apenas 19% desse público diz que retornaria aos carros somente a gasolina.

BMW i4
BMW/Divulgação

Os modelos com melhor avaliação

Na categoria de veículos premium, o BMW i4 recebeu a melhor pontuação: 800 de 1.000 possíveis. Já para o mercado de marcas massificadas, o Mini Cooper Electric ocupa a primeira posição da lista pelo segundo ano seguido, com 770 pontos. O ranking tem desempenho, qualidade e confiabilidade como exemplos de critérios de avaliação. 

“Muitos produtos estão atingindo o objetivo de agradar os consumidores. Mas, ao mesmo tempo, a queda nos índices de satisfação com a indisponibilidade de carregadores públicos deve servir de alerta por esta ser uma razão fundamental para a rejeição dos BEVs. Para que atinjam seu potencial máximo, essa questão precisa ser resolvida”, diz Brent Gruber, diretor executivo da J.D. Power.

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Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.