Você está lendo...
Stellantis registra patente de novo câmbio para carros elétricos
Notícias

Stellantis registra patente de novo câmbio para carros elétricos

Patente registrada pela Stellantis nos Estados Unidos revela transmissão feita especificamente para elétricos, e voltada ao fora-de-estrada

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

25 de fev, 2024 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Jeep
Nova transmissão pode aparecer em futuros modelos do grupo Stellantis
Crédito:Jeep/Divulgação

O universo dos veículos eletrificados está cada vez mais aperfeiçoado, e nenhuma montadora quer ficar de fora. Um exemplo disso é o grupo Stellantis, que recentemente patenteou uma nova tecnologia para seus modelos mais pesados: uma nova caixa de marchas.

Segundo um registro realizado no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos, a nova transmissão para modelos off-road elétricos tem apenas duas velocidades, por exemplo. Apesar da aparente simplicidade, o modelo tem uma elaboração um tanto complexa.



Stellantis/Reprodução
Stellantis/Reprodução

Publicidade


A nova caixa de marchas da Stellantis de duas velocidades tem dois conjuntos de engrenagens, onde cada uma delas tem seu próprio disco. Assim, consegue engrenar e desengrenar de forma independente, por exemplo. No seu modo mais forte, a caixa tem redução de 3:1, significando uma força três vezes mais forte que o normal. 

Essa marcha é acionada quando o veículo estiver em situações de terreno com pouca aderência, ou com obstáculos. Contudo, quando volta à normalidade, a relação volta a ser de 1:1. Desta forma, torna-se possível tem um sistema dedicado à entrega de potência e tração específicos para situações fora-de-estrada, por exemplo.

Stellantis/Reprodução
Stellantis/Reprodução

A novidade se destaca do convencional por oferecer uma resposta diferente dos demais elétricos do mercado, que geralmente possuem apenas uma marcha à frente. Futuramente, modelos da Stellantis, como Jeep, Ram e até mesmo Fiat poderão contar com a novidade, e ter um melhor desempenho em terrenos mais desafiadores.

O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
GWM Ora 03 e BYD Dolphin: os chineses elétricos de R$ 150 mil


Deixe sua opinião