A Volkswagen paralisou a produção do T-Cross na fábrica de São José dos Pinhais (PR). Mas a ação tem um motivo especial: a reestilização do modelo, que será lançada no mercado ainda no primeiro semestre. Ou seja, quando os colaboradores retomarem suas atividades (em 19 de março), toda a linha de produção já estará adequada ao novo produto. No local, apenas o SUV compacto é produzido, por ora.
De acordo com a Volkswagen, em nota oficial enviada ao Jornal do Carro, a paralisação segue o planejamento anual. “A Volkswagen do Brasil informa que a fábrica de São José dos Pinhais (PR) está com seus 2 turnos de produção em férias coletivas de 20 dias desde 26 de fevereiro, conforme planejamento produtivo anual. O retorno está previsto para o dia 19 de março. A ferramenta de flexibilização está prevista em Acordo Coletivo firmado entre o Sindicato e colaboradores da Volkswagen.”
Como será o novo T-Cross?
Já à venda na Europa, a versão reestilizada do T-Cross tem como um dos destaques a parte dianteira, com para-choque novo e grade redesenhada que aloja um filete de LEDs iluminado (como no Taos). Luzes diurnas maiores assumem o papel dos faróis de neblina. Na traseira, lanternas iluminadas por LEDs com nova assinatura em “X” e efeito tridimensional. Já o para-choque traseiro terá uma parte preta mais larga, o que dá ao modelo um visual mais robusto.
Entre as mudanças internas, há uma nova central multimídia com visual flutuante sobre o painel. Entretanto, o sistema VW Play, desenvolvido no Brasil, continua. No acabamento, o modelo deve receber novos materiais, como couro sintético. Em termos de motor, as opções seguirão as mesmas do modelo atual. Dessa forma, manterá o 1.0 turbo com 128 cv para as configurações de entrada e o 1.4 turbo de 150 cv para a opção de topo. O câmbio é sempre automático de seis marchas.
Vendas
A ideia da Volkswagen com o lançamento do T-Cross renovado é ganhar fôlego para voltar a reinar entre os SUVs compactos. O T-Cross, para quem não se lembra, liderou as vendas da categoria no ano passado. Foram, no total, 72.441 unidades ao longo de 2023, de acordo com números da Fenabrave. Hoje, em baixa, o modelo ocupa o terceiro lugar do ranking da categoria.
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