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VW T-Cross: fábrica vai parar em março para reestilização do SUV
Mercado

VW T-Cross: fábrica vai parar em março para reestilização do SUV

Férias coletivas estavam previstas em acordo da VW com o sindicato, mas funcionários começarão a trabalhar no modelo renovado ao retornarem

Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

20 de fev, 2024 · 4 minutos de leitura.

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VW São José dos Pinhais
Fábrica da VW em São José dos Pinhais (PR), de onde sai o SUV T-Cross
Crédito:Volkswagen/Divulgação

No início do mês, a Volkswagen anunciou uma nova leva de investimentos no Brasil e 16 novos produtos  que vão estrear por aqui até 2028. A primeira novidade será o T-Cross reestilizado, que chega ainda no primeiro semestre deste ano.

E o início da produção está bem próximo, já que a montadora dará férias coletivas para os funcionários dos dois turnos da fábrica de São José dos Pinhais (PR), a partir da próxima segunda-feira (26). De acordo com informações do site Automotive Business, que conversou com o  Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, a paralisação ocorrerá por 20 dias. No local, apenas o SUV compacto é feito, mas a marca já confirmou que uma picape também terá produção no Paraná.



Em nota, a Volkswagen afirma que as férias coletivas já estavam previstas em acordo para acontecer nesse período, o que foi confirmado pelo sindicato. A parada na produção servirá para ajustar o ritmo das linhas à demanda do mercado, segundo os funcionários.

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O retorno dos 1.900 trabalhadores dos dois turnos da fábrica está previsto para o dia 19 de março. Quando voltarem, já darão início à produção do T-Cross de cara nova. Dessa forma, o modelo terá seu fôlego de volta para brigar pela liderança do segmento de SUVs, o qual liderou no ano passado.

VW T-Cross 2025
Volkswagen/Divulgação

O que muda no VW T-Cross?

Apesar de não ter estreado no Brasil, a versão reestilizada do T-Cross já está à venda na Europa. Um dos destaques é a dianteira, com para-choque novo e grade redesenhada que aloja um filete de LEDs iluminado (como no Taos). Luzes diurnas maiores assumem o papel dos faróis de neblina. Na traseira, a novidade são as lanternas de LED com nova assinatura em “X” e efeito tridimensional. Já o para-choque traseiro terá uma parte preta mais larga, o que dá ao modelo um visual mais robusto.


Entre as mudanças internas, há uma nova central multimídia com visual flutuante sobre o painel. Entretanto, o sistema VW Play, desenvolvido no Brasil, continua. No acabamento, o modelo deve receber novos materiais, como couro sintético. Em termos de motor, as opções seguirão as mesmas do modelo atual. Dessa forma, manterá o 1.0 turbo com 128 cv para as configurações de entrada e o 1.4 turbo de 150 cv para a opção de topo.

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