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Zeekr, irmã chinesa da Volvo, vai lançar rival da Kombi elétrica ID.Buzz
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Zeekr, irmã chinesa da Volvo, vai lançar rival da Kombi elétrica ID.Buzz

Parte do grupo Geely, Zeekr vai apresentar sua minivan no Salão de Pequim em abril; modelo será mais potente que a rival alemã

Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

17 de mar, 2024 · 3 minutos de leitura.

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Zeekr Mix
Zeekr Mix chegará ao mercado com mais potência que a rival ID.Buzz
Crédito:Zeekr/Divulgação

A fabricante chinesa Zeekr, que faz parte do grupo Geely (assim como a Volvo, por exemplo), apresentou uma minivan elétrica para concorrer diretamente com a Volkswagen ID.Buzz, mais conhecida como a versão elétrica da Kombi. 



Chamado Mix, o modelo teve as primeiras fotos divulgadas pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China. Mas a estreia oficial será no Salão de Pequim, que abre as portas no final de abril. 

Zeekr Mix
Zeekr/Divulgação

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Como é a Zeekr Mix

Comparado a outros modelos da Zeekr, que têm estilo mais moderno e cheio de vincos, a minivan traz um estilo mais simples, com linhas arredondadas. A característica que mais chama a atenção na Mix é a faixa preta que circunda a dianteira e inclui os faróis enegrecidos. Nas imagens, o veículo aparece com pintura branca em contraste com os detalhes escuros, como o teto, a coluna A, a grade de baixo na frente, as soleiras nas laterais e o para-choque traseiro.

Nas medidas, o modelo tem 4,69 m de comprimento, 1,99 m de largura, 1,75 m de altura e 3 m de entre-eixos. A plataforma é a conhecida Geely’s Sustainable Experience Architecture, já presente em outros carros da marca. Já a bateria é desenvolvida pela CATL em parceria com a Geely. Ainda não há dados técnicos confirmados, mas a expectativa é de que a minivan use uma arquitetura de 800V com pacote de baterias de 86 kWh.

Também não foram divulgadas informações de autonomia. De acordo com a Zeekr, o motor elétrico vai entregar bons 422 cv – bem mais que a rival ID.Buzz, que aqui no Brasil tem 204 cv, mas mesmo em outros mercados com configurações mais potentes tem, no máximo, 340 cv. Por ora, a Mix estará disponível apenas na China. Entretanto, há grandes chances de o modelo também estrear na Europa.


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Carros elétricos estimulam busca por fontes de energia renovável

Energia fornecida pelo sol e pelos ventos é uma solução viável para abastecer veículos modernos

19 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

eletromobilidade é uma realidade na indústria automotiva e o crescimento da frota de carros movidos a bateria traz à tona um tema importante: a necessidade de gerar energia elétrica em alta escala por meio de fontes limpas e renováveis. 

“A mobilidade elétrica é uma alternativa para melhorar a eficiência energética no transporte e para a integração com as energias renováveis”, afirma Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

O Brasil é privilegiado em termos de abundância de fontes renováveis, como, por exemplo, a energia solar e a eólica. “É uma boa notícia para a transição energética, quando se trata da expansão de infraestrutura de recarga para veículos elétricos”, diz o professor. 

Impacto pequeno

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil tem condições de mudar sua matriz energética – o conjunto de fontes de energia disponíveis – até 2029. Isso reduziria a dependência de hidrelétricas e aumentaria a participação das fontes eólicas e solar.

Mesmo assim, numa projeção de que os veículos elétricos poderão representar entre 4% e 10% da frota brasileira em 2030, estudos da CPFL Energia preveem que o acréscimo no consumo de energia ficaria entre 0,6% e 1,6%. Ou seja: os impactos seriam insignificantes. Não precisaríamos de novos investimentos para atender à demanda.

Entretanto, a chegada dos veículos elétricos torna plenamente viável a sinergia com outras fontes renováveis, disponíveis em abundância no País. “As energias solar e eólica são intermitentes e geram energia de forma uniforme ao longo do dia”, diz o professor. “A eletromobilidade abre uma perspectiva interessante nessa discussão.”

Incentivo à energia eólica

Um bom exemplo vem do Texas (Estados Unidos), onde a concessionária de energia criou uma rede de estações de recarga para veículos elétricos alimentada por usinas eólicas. O consumidor paga um valor mensal de US$ 4 para ter acesso ilimitado aos 800 pontos da rede. 

Segundo Delatore, painéis fotovoltaicos podem, inclusive, ser instalados diretamente nos locais onde estão os pontos de recarga

“A eletrificação da frota brasileira deveria ser incentivada, por causa das fontes limpas e renováveis existentes no País. Cerca de 60% da eletricidade nacional vem das hidrelétricas, ao passo que, na Região Nordeste, 89% da energia tem origem eólica.”

Híbridos no contexto

Contudo, a utilização de fontes renováveis não se restringe aos carros 100% elétricos. Os modelos híbridos também se enquadram nesse cenário. 

Um estudo do periódico científico Energy for Sustainable Development fala das vantagens dos híbridos, ao afirmar que suas emissões de gases de efeito estufa são inferiores às do veículo puramente elétrico.

“Os veículos híbridos possuem baterias menores, com proporcional redução das emissões de poluentes. Essas baterias reduzem o impacto ambiental da mineração dos componentes necessários à sua fabricação. Os resultados demonstram que a associação de baterias de veículo que usam biocombustíveis tem efeito sinérgico mais positivo”, conclui o documento.