Você está lendo...
Peugeot 5008 estreia com 7 lugares e versões elétrica e híbrida
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

Peugeot 5008 estreia com 7 lugares e versões elétrica e híbrida

Novo Peugeot 5008 chega eletrificado e com lista de equipamentos mais recheada na terceira geração; vendas na Europa começam em setembro

Vagner Aquino, especial para o Estadão

20 de mar, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Peugeot 5008
Visual traz a nova estética da marca, com garras de LEDs logo abaixo dos faróis
Crédito:Peugeot/Divulgação

Carros maiores e com mais capacidade de transporte estão ganhando cada vez mais as garagens dos consumidores. Mais recentemente, Jeep Compass e Citroën C3 Aircross, por exemplo, resolveram entrar nessa onda. Mas têm modelos com bem mais experiência neste ramo, como o Peugeot 5008, por exemplo. E o modelo, agora, chega à terceira geração. A versão, que nada mais é que um 3008 esticado, chega renovada à Europa e tem o objetivo de conquistar os clientes do Tesla Model Y, afinal, o SUV da empresa de Elon Musk tem apenas cinco assentos.



O primeiro ponto é explicar que, ao contrário de outros modelos com sete lugares, o 5008 ainda tem porta-malas razoável mesmo com todas as fileiras em posição normal. São, no total, 258 litros, de acordo com a Peugeot. Com cinco lugares, a capacidade sobe para 747 litros e, com apenas os dois dianteiros, o número chega a 1.812 litros. Por falar em números, o 5008 tem 4,79 metros de comprimento, 1,89 m de largura e 1,69 m de altura. O espaço entre-eixos fica em 2,90 m.

Peugeot 5008
Peugeot 5008 (Peugeot/Divulgação)

Publicidade


O que oferece?

No interior, o SUV feito na plataforma STLA Medium, da Stellantis, mantém o conceito i-Cockpit e tem tela curva de 21 polegadas sobre o painel, que engloba quadro de instrumentos e multimídia. Isso serve tanto no no Allure como no GT – as duas versões de acabamento disponíveis. Tem, ademais, iluminação ambiente selecionável, carregador de celular por indução, teto panorâmico e iluminação de LEDs nos faróis. Na versão GT, pintura bicolor com teto preto, rodas de 20 polegadas, bancos com revestimento de Alcantara e aquecimento, bem como controle de cruzeiro adaptativo vêm de série.

Peugeot 5008
Peugeot 5008 (Peugeot/Divulgação)

Motorização

A versão de entrada tem motor 1.2 turbo a gasolina, com três cilindros e 136 cv, que trabalha em conjunto com uma unidade de 48V. Tem, ainda a opção híbrida plug-in que combina um motor a combustão com 150 cv e um elétrico de 123 cv. Potência total: 195 cv. Quando totalmente recarregadas, as baterias dão autonomia de 80 quilômetros ao SUV. Já o e-5008 é totalmente elétrico. É dividido em motor único de tração dianteira (210 cv ou 228 cv) e motor duplo (tração integral) com potência de 318 cv. O carro é vendido com carregador de 11 kW, mas o cliente pode optar pelo modelo de 22 kW, por custo extra.


De acordo com a Peugeot, o 5008 terá vendas abertas em meados de setembro, na Europa. Os preços serão anunciados oportunamente. Entretanto, ainda não há informações sobre a chegada do modelo de sete lugares para o Brasil.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.