Carros maiores e com mais capacidade de transporte estão ganhando cada vez mais as garagens dos consumidores. Mais recentemente, Jeep Compass e Citroën C3 Aircross, por exemplo, resolveram entrar nessa onda. Mas têm modelos com bem mais experiência neste ramo, como o Peugeot 5008, por exemplo. E o modelo, agora, chega à terceira geração. A versão, que nada mais é que um 3008 esticado, chega renovada à Europa e tem o objetivo de conquistar os clientes do Tesla Model Y, afinal, o SUV da empresa de Elon Musk tem apenas cinco assentos.
O primeiro ponto é explicar que, ao contrário de outros modelos com sete lugares, o 5008 ainda tem porta-malas razoável mesmo com todas as fileiras em posição normal. São, no total, 258 litros, de acordo com a Peugeot. Com cinco lugares, a capacidade sobe para 747 litros e, com apenas os dois dianteiros, o número chega a 1.812 litros. Por falar em números, o 5008 tem 4,79 metros de comprimento, 1,89 m de largura e 1,69 m de altura. O espaço entre-eixos fica em 2,90 m.
O que oferece?
No interior, o SUV feito na plataforma STLA Medium, da Stellantis, mantém o conceito i-Cockpit e tem tela curva de 21 polegadas sobre o painel, que engloba quadro de instrumentos e multimídia. Isso serve tanto no no Allure como no GT – as duas versões de acabamento disponíveis. Tem, ademais, iluminação ambiente selecionável, carregador de celular por indução, teto panorâmico e iluminação de LEDs nos faróis. Na versão GT, pintura bicolor com teto preto, rodas de 20 polegadas, bancos com revestimento de Alcantara e aquecimento, bem como controle de cruzeiro adaptativo vêm de série.
Motorização
A versão de entrada tem motor 1.2 turbo a gasolina, com três cilindros e 136 cv, que trabalha em conjunto com uma unidade de 48V. Tem, ainda a opção híbrida plug-in que combina um motor a combustão com 150 cv e um elétrico de 123 cv. Potência total: 195 cv. Quando totalmente recarregadas, as baterias dão autonomia de 80 quilômetros ao SUV. Já o e-5008 é totalmente elétrico. É dividido em motor único de tração dianteira (210 cv ou 228 cv) e motor duplo (tração integral) com potência de 318 cv. O carro é vendido com carregador de 11 kW, mas o cliente pode optar pelo modelo de 22 kW, por custo extra.
De acordo com a Peugeot, o 5008 terá vendas abertas em meados de setembro, na Europa. Os preços serão anunciados oportunamente. Entretanto, ainda não há informações sobre a chegada do modelo de sete lugares para o Brasil.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!