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Mitsubishi L200 Triton Sport resgata visual das primeiras Outdoor
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Mitsubishi L200 Triton Sport resgata visual das primeiras Outdoor

Picape média da Mitsubishi, L200 Triton Sport GLS resgata o clássico nome Outdoor para nova versão; motorização segue a mesma das demais

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

17 de mar, 2024 · 4 minutos de leitura.

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Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS remonta a precursa da versão
Crédito:Mitsubishi/HPE/Divulgação

Uma nova versão da picape média Mitsubishi L200 Triton Sport GLS chega ao mercado, resgatando um nome de sucesso da marca: trata-se da nova Outdoor. Com visual que remonta à primeira aparição da picape, em 2007, o modelo feito em Catalão (GO) tem detalhes em cinza, bem como novas rodas de 18 polegadas.

Além disso, para-lamas, maçanetas, entradas de ar, e detalhes do para-choque traseiro ganham acabamentos na cor grafite, do tipo fosco. Vale também mencionar que a grade também é novidade, com um desenho diferente. Acompanhando os demais acabamentos, o rack de teto e os estribos laterais também são em grafite.



Mitsubishi/HPE/Divulgação

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Contudo, itens como os skid plates (chapas de proteção inferior), tanto na frente quanto na traseira, são feitos em preto brilhante. Outro diferencial da versão Outdoor é o adesivo “4×4” na lateral, bem como o nome da versão, que pode ser visto no painel da picape e também na coluna A, abaixo. A nova versão traz ar-condicionado digital dual-zone e ajustes elétricos para o banco do motorista, por exemplo.

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Mitsubishi/HPE/Divulgação

No entretenimento, a picape média traz uma central multimídia de 7 polegadas — sensível ao toque e com conectividade com Apple CarPlay e Android Auto —, e detalhes como as saídas de ar-condicionado e manopla do câmbio tem detalhes imitando fibra de carbono.

Mitsubishi L200 Triton Sport GLS Outdoor usa o mesmo motor das demais

Mitsubishi/HPE/Divulgação

Contudo, apesar das novidades, a motorização da picape segue a mesma, enquanto espera pela nova geração. Exatamente a mesma das demais versões, o conjunto é um 2.4 Turbodiesel, quatro cilindros, que entrega 190 cv de potência e 43,9 mkgf de torque. Quem comanda o conjunto é a transmissão automática de seis velocidades, com trocas sequenciais na alavanca.


Por fim, a nova L200 Triton Sport GLS Outdoor oferece o “Off-Road Mode”, que permite ao usuário configurar a tração conforme o terreno. O sistema oferece os modos cascalho, lama/neve, areia e pedra, sem deixar de oferecer o já conhecido 4×4 Easy Select, com três opções de configuração, além da reduzida. A nova picape chega ao mercado nacional por R$ 245.490.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.