Você está lendo...
Audi R8 sai de linha após 17 anos e sucumbe aos supercarros elétricos
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

Audi R8 sai de linha após 17 anos e sucumbe aos supercarros elétricos

Supercarro da Audi lançado em 2007, R8 já teve motor V10 e câmbio manual, além de presença ilustre no cinema; última unidade irá para o museu da marca

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

29 de mar, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Audi R8 marcou época com design agressivo e boa performance
Crédito:Audi/Divulgação

A linha de esportivos da Audi ganha mais uma baixa, e desta vez, o cupê R8 é quem dá o adeus. Lançado em 2007, ficou famoso por sua aparição no filme Homem de Ferro, da Marvel, e tinha opção de motor V8 e também V10, esse dividido com a italiana Lamborghini, também pertencente ao Grupo VW.

Seu visual futurista e desempenho marcaram época, mas chegam ao fim em 2024. A derradeira unidade do modelo foi fabricada em Heilbronn, na Alemanha, na última segunda-feira (25). O último dos R8 foi da versão Performance Quattro Edition, junto de um pacote externo de fibra de carbono, rodas aro 20 e na cor amarelo Vegas. 



Audi/Divulgação
Audi/Divulgação

Publicidade


Contudo, a última unidade não será oferecida ao público, e irá direto para o museu da marca. Entretanto, o R8 ficou mais tempo em linha do que o planejado anteriormente. Previsto para encerrar no final do ano passado, ficou mais um tempo em produção, por conta de uma repentina alta na demanda pelo modelo, uma vez que a notícia de sua saída de linha começou a circular. Segundo a Audi, a demanda aumentou em 49%, o que prolongou sua vida por mais alguns meses.

Audi R8 deixa motor V8 de “herança” para Lamborghini, por pouco tempo

Audi/Divulgação
Audi/Divulgação

Assim, o famoso motor V8 5.2 de 610 cv de potência e 57,1 mkgf de torque sairá de linha pela Audi, mas continuará por mais algum tempo debaixo do capô do Lamborghini Huracán. Entretanto, a unidade deverá ser descontinuada no esportivo italiano ainda este ano. O potente oito cilindros conferia bom desempenho ao R8, entregando um 0 a 100 km/h de 3,2 segundos, e velocidade máxima de 330 km/h. Atrelado ao motor estava uma transmissão automática de dupla embreagem, com sete marchas e tração integral Quattro.


Agora, a Audi segue sem cupês esportivos, futuramente substituídos por modelos elétricos. O R8 entra para a história junto do cupê TT, descontinuado ainda no final do ano passado.

O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Renault Kardian vai dar trabalho para Fiat Pulse e VW Nivus


Deixe sua opinião