Você está lendo...
VW começa a testar SUV cotado como sucessor do Gol no Brasil
Notícias

VW começa a testar SUV cotado como sucessor do Gol no Brasil

Versão Skoda do Volkswagen Gol foi flagrada em meio ao trânsito indiano; modelo deve chegar ao Brasil para ficar entre Polo e T-Cross

Vagner Aquino, especial para o Estadão

24 de mar, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Gol
Novo Gol pode chegar ao Brasil no ano que vem
Crédito:Bunny Punia/Reprodução/Instagram

Há um tempo se fala que o Volkswagen Gol pode voltar ao mercado brasileiro em forma de SUV. E pode ser que isso se confirme, afinal, um novo utilitário que vem tomando forma no continente asiático pode dividir base com o modelo brasileiro. E já tem flagra circulando na praça.



De acordo com o perfil @bunnypunia, do Instagram, o carro apareceu, com traseira bastante camuflada, em meio ao trânsito, na Índia. De qualquer forma, cabe explicar que o projeto vem sendo elaborado, em conjunto, pelas parceiras Volkswagen e Skoda. Por isso, a versão tcheca já roda lá do outro lado do mundo.

Pelo jeito, o novato ficará abaixo do T-Cross, estreando como uma espécie de SUV compacto. Assim, deve ser uma espécie de um hatch com suspensão um pouco mais alta e caixas de rodas sobressalentes a fim de dar um ar de robustez – receita já aplicada no irmão Nivus, por exemplo, que é um Polo um pouco mais avantajado.

Publicidade


Gol
Gol deve adotar faróis abaixo de luzes DRL (Skoda/Divulgação)

Detalhes ainda desconhecidos

Ainda é impossível detalhar como será o carro. Entretanto, pelo flagra, nota-se lanternas iluminadas por LEDs, aerofólio sobre a tampa traseira e barras no teto, que podem vir de série ou apenas equipar as versões mais caras do modelo. De acordo com teaser recente divulgado pela Skoda (veja acima), o modelo terá capô vincado e seguirá o layout de luzes DRL sobre os faróis – solução adotada por modelos como Fiat Toro, Renault Kardian e até BMW i7.

O novo Gol (ainda não tem nome definido) terá base na plataforma derivada da MQB-A0 e, de acordo com o que anunciou a Skoda, terá menos de 4 metros de comprimento. Na Índia, isso serve para que os carros se beneficiem de impostos menores. Por aqui, no entanto, pode ser que o modelo seja um pouco maior, a fim de ficar acima do Polo.


Fabricado em Taubaté (SP), o modelo ficará dentro do pacote de 16 lançamentos que a Volkswagen prometeu no Brasil até 2028. Isso, a princípio, consumirá investimento de R$ 16 bilhões. Ao Brasil, espera-se que o novo Gol chegue no fim do ano que vem.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião