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Danielzinho Grau, dono da primeira Cybertruck no Brasil, apresenta picape da Tesla; veja o vídeo
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Danielzinho Grau, dono da primeira Cybertruck no Brasil, apresenta picape da Tesla; veja o vídeo

Primeira unidade da Tesla Cybertruck chegou ao Brasil no mês passado; proprietário do veículo já circula com o modelo em São Paulo

Adrielle Farias, especial para o Jornal do Carro

03 de jun, 2024 · 4 minutos de leitura.

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Funkeiro Danielzinho Grau apresentou sua nova picape Cybertruck na comunidade Morro do Macaco em Cotia (SP)
Crédito:@odanielzinhograu/Instagram

Há cerca de duas semanas, uma unidade da picape elétrica Tesla Cybertruck foi flagrada no Brasil na cidade de Balneário Camboriú (SC). O modelo foi o primeiro a desembarcar em terras brasileiras e chegou via importação independente. O veículo, no entanto, já está em São Paulo e pertence ao funkeiro Danielzinho Grau, que registrou os primeiros momentos da nova aquisição por meio de vídeos no Instagram.



Bem, é certo que o design futurista da Cybertruck chama atenção por onde passa, e não foi diferente na comunidade Morro do Macaco em Cotia (SP). No exterior da picape, o destaque fica por conta dos painéis de aço inoxidável e à prova de balas. Nas dimensões, o veículo apresenta incríveis 5,68 metros de comprimento, 2,41 metros de largura e 1,79 metros de altura, além de 3,44 metros de entre-eixos. Confira os vídeos:

Tesla Cybertruck: picape elétrica tem três versões

A picape chega nas vesões AWD, Foundation Series e Cyberbeast. A primeira opção de motorização traz autonomia de 400 km (ciclo WLTP) e aceleração de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos. Na potência, a versão de entrada entrega 319 cavalos. Já a Foundation Series, mesma versão da picape importada para o Brasil, é o modelo intermediário com dois motores que entregam 600 cavalos. Além disso, esta chega com 550 km de autonomia.

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Enquanto isso, a configuração topo de linha Cyberbeast traz três motores que combinados chegam a 857 cavalos de potência. Ademais, a picape acelera de 0 a 100 km/h em 2,6 segundos, tem tração integral e autonomia de 510 km.

tesla cybertruck
Primeira unidade da Tesla Cybertruck chegou ao Brasil mês passado (Foto: @voj_photography/Instagram)

Tal como o Jornal do Carro adiantou, nos Estados Unidos o valor da versão de entrada da Cybertruck é de US$ 60.990, ou seja, cerca de R$ 300 mil. Esta configuração, no entanto, só chegará no ano que vem. Já o valor da segunda versão está disponível por US$ 79.990, aproximadamente R$ 394 mil. Por fim, a configuração mais potente e topo de linha custa US$ 99.990, cerca de R$ 492 mil. No Brasil, o preço pode aumentar em até 3x mais de acordo com a empresa que realizar o serviço de importação. A picape acima, por exemplo, foi importada pela empresa Miami Imports.


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Pneus murchos afetam desempenho e aumentam consumo

Calibragem deve ser feita toda semana com a pressão indicada pelo manual do proprietário do veículo

24 de jun, 2024 · 2 minutos de leitura.

A calibragem dos pneus é uma tarefa tão simples e, ao mesmo tempo, muito importante. Por isso, precisa ser realizada semanalmente. Além disso, deve seguir a pressão indicada pelo fabricante do veículo.

Normalmente, essa informação fica no manual do proprietário ou em algum lugar mais acessível do carro. Por exemplo: no batente da porta do motorista, bem como na parte de dentro da portinhola do tanque de combustível.

“Pneus com pressão abaixo da ideal atrapalham o desempenho, aumentam o consumo de combustível e comprometem a estabilidade e a segurança do veículo”, explica Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

O que acontece com os pneus descalibrados?

Nessas condições, a borracha que entra em contato com o solo é maior do que deveria. “Isso eleva a temperatura do pneu e prejudica a durabilidade dos componentes da suspensão, assim como o próprio pneu”, explica.

Além do mais, com os pneus murchos, a banda de rodagem acaba cedendo. Com isso, somente as faixas externas e internas entram em contato com o piso. Assim, o desgaste fica totalmente irregular.

O pneu com mais área de contato com o solo amplia o esforço do motor, que vai gastar mais combustível. Em média, rodas descalibradas aumentam o consumo de combustível em 10% a 20%, podendo chegar a 50% em casos extremos.

Da mesma forma, estudos da NHTSA, órgão de segurança do trânsito dos Estados Unidos, demonstram que rodar com pneus subinflados ou gastos multiplica em até três vezes o risco de acidente. Isso porque os pneus afetam diretamente a frenagem, fazendo o carro se arrastar por uma distância maior do que deveria.

Pneus com pressão acima da ideal

Mas tome cuidado, pois o contrário também pode ser prejudicial. Pneus inflados acima da pressão recomendada deixam apenas a parte central em maior contato com o solo. Com isso, o desgaste será, da mesma maneira, irregular. Consequentemente, eles ficarão mais suscetíveis a furos.

“A pressão excessiva reduz a capacidade de frenagem, a dirigibilidade e, inclusive, a estabilidade em curvas e condições de rodagem”, diz Gomes.

Pneus cheios de ar ficam mais duros. Dessa forma, o carro tende a pular mais ao passar em obstáculos. Assim, afetam o trabalho da suspensão e, portanto, o conforto de quem está a bordo.

Então, é importante seguir algumas dicas para encher os pneus:

  • Procure calibrar sempre com os pneus frios. Quando estão mais quentes depois de rodar muitos quilômetros, eles tendem a ficar mais cheios do que realmente aparentam, devido à expansão do ar. Por isso, faça a calibragem logo de manhã.
  • Siga a recomendação do fabricante. Lembre-se de que a pressão não é única. Ela varia conforme o uso. Se for viajar com o porta-malas cheio, a pressão nos pneus traseiros é sempre um pouco maior.
  • O ideal é calibrar os pneus uma vez por semana. Contudo, se você costuma rodar pouco, faça isso após abastecer o carro.

Não se esqueça do estepe. Não é necessário calibrá-lo toda semana. Entretanto, é melhor deixá-lo em ordem para usar em caso de emergência.