tesla
Divulgação/Tesla

Argentina entra na disputa por fábrica da Tesla: ‘Estamos esperando por você, Elon Musk’

Prefeito da cidade de Zárate ofereceu isenção de impostos por 10 anos em troca da contratação de 75% de mão de obra local para trabalhar na fábrica da Tesla, caso esta aceite o convite para se instalar no município

Por Adrielle Farias 25 de abr, 2024 · 5m de leitura.

O prefeito da cidade de Zárate, na Argentina, fez um convite a Elon Musk após o bilionário ter tido uma reunião com o presidente do país, Javier Milei, na última semana. De acordo com o prefeito Marcelo Matzkin, Musk é bem-vindo para instalar uma fábrica da Tesla na cidade. Entre as regalias que seriam oferecidas ao bilionário está o não pagamento de impostos por 10 anos, por exemplo. Na América do Sul, a Tesla tem apenas uma concessionária, localizada no Chile.

“Em Zárate, Argentina, qualquer empresa que queira se instalar para produzir veículos elétricos, suas autopeças e infraestrutura de recarga, não pagará impostos por 10 anos. Estamos esperando por você, Elon Musk. Temos a melhor localização e uma gastronomia incrível”, afirmou Matzkin. Ele impôs, contudo, uma condição: que 75% da mão de obra da Tesla seja local. O prefeito publicou o convite na conta do X (antigo Twitter). Confira:

Musk negocia entrada no mercado argentino

Musk e Milei se reuniram nos Estados Unidos na última semana para discutir planos sobre uma possível instalação de uma fábrica da Tesla na Argentina. A pauta surge em meio a Lei de Eletromobilidade que está em discussão no Congresso argentino. Outras duas fábricas já usufruem de benefícios fiscais na cidade. A primeira é a Toyota Argentina, que funciona no local há mais de 25 anos. A outra é uma fábrica da Mercedes-Benz Trucks and Buses, que está na fase final de instalação e deve começar a produzir veículos em 2026.

Tesla Model Y elétrico
Tesla/Divulgação

Um novo encontro entre o bilionário e o presidente da Argentina deve ocorrer este ano. Segundo o assessor de Milei, Carlos Ruckauf, é possível que a Tesla instale uma fábrica no país caso ocorra a aprovação da Lei. Além disso, vale lembrar também que recentemente Elon Musk esteve envolvido em polêmicas com o Judiciário brasileiro. Ou seja, uma possível instalação de fábrica da Tesla aqui no País parece estar fora dos planos de Musk por enquanto. Unidades do elétrico mais famoso da Tesla, o Model Y, chegam em terras brasileiras por meio de importações independentes, por exemplo.

Tesla volta a liderar vendas globais neste início de 2024

Depois de a BYD ter batido a Tesla como a maior fabricante de elétricos do mundo, a empresa de Elon Musk desbancou a chinesa. Agora, tal como o Jornal do Carro mostrou, a marca norte-americana ocupa o primeiro lugar nas vendas globais. Neste primeiro trimestre de 2024, a Tesla vendeu mais de 386 mil carros elétricos, enquanto a BYD vendeu cerca de 300 mil unidades.

Tesla/Divulgação

Em relação ao portfólio, a Tesla se destaca com dois modelos em alta: Model 3 Model Y. Conhecida pelos carros de luxo, há expectativa para que a marca lance um veículo mais acessível. Contudo, ainda não há previsão para que o modelo chegue ao mercado. De acordo com especulações, ele custaria em torno de US$ 25 mil (cerca de R$ 125 mil).


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Newsletter Jornal do Carro

Complete seu cadastro para receber as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Cep inválido
CPF/CNPJ inválido
Telefone inválido
Tudo certo!

Seu cadastro foi enviado. Em breve você receberá as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.