Mobilidade, tecnologia e bens de consumo estão entre as especialidades da Bosch. A empresa alemã, que está no Brasil há 70 anos, tem em seu portfólio uma série de feitos ao longo destes anos, como a criação do sistema flex. Agora, a marca vem trabalhando, por exemplo, em estratégias para reduzir a emissão de CO₂ na atmosfera. Bem como em criar novos detectores de doenças virais.
Contudo, a otimização de sistemas aplicada à mobilidade tem sido um dos principais destaques da marca alemã. Desta forma, a Bosch lançou oficialmente nesta quarta-feira (19) seis novas tecnologias que devem ser integradas aos carros do “futuro”. Mas estas novidades estão mais próximas de chegarem ao mercado do que você imagina.
Bosch lança novos softwares para carros
O Jornal do Carro conheceu de perto estas novas tecnologias durante o Bosch Tech Day 2024, que ocorreu entre os dias 18 e 19 de junho, na sede da empresa em Renningen, na Alemanha. Atualmente, cerca de 48 mil pessoas pelo mundo trabalham na área de desenvolvimento de softwares da Bosch. De acordo com Stefan Hartung, diretor-executivo da empresa, “os motoristas querem cada vez mais seus carros integrados com tecnologias”.
Segundo a marca, estas integrações vão permitir que se abra mais espaço para inovar tanto no design dos veículos quanto na mecânica. Assim, a Bosch traz estes novos sistemas dentro do projeto Vehicle Motion Management. “Ele controla a dinâmica veicular em todos os seis graus de liberdade, coordenando a frenagem, a direção, o powertrain e a suspensão”, afirma a empresa.
Novos pedais de freio
A princípio pode parecer um pouco estranho não sentir que o pedal de freio está funcionando. Isso porque, da maneira que estamos acostumados, é comum sentir um certo “tremor” ao pressioná-lo. No entanto, os sistemas Brake-By-Wire e Atuador Brake-By-Wire idealizados pela Bosch prometem melhorar a condução da frenagem. Assim, a maca alemã afirma que estas tecnologias podem ser instaladas de forma flexível sem necessariamente serem fixadas ao painel inferior do carro.
Desta forma, caso ocorra alguma colisão, a intenção é que o veículo se comporte melhor. Outro detalhe é que com estes sistemas, o pedal do freio e o atuador são conectados por linhas elétricas. Ou seja, a intenção é que as tecnologias melhorem também o freio ABS para garantir, assim, melhora na segurança dos passageiros. Por exemplo, enquanto eu conduzia o carro com estas tecnologias instaladas, pude perceber um conforto a mais tanto para mim quanto para os passageiros. Além disso, há uma maior autonomia na frenagem para o próprio condutor.
Estas tecnologias, inclusive, fazem parte do sistema Act-By-Wire da Bosch, que substituem as conexões mecânicas entre o volante e o pedal do freio por sinais elétricos. Por isso, já que estas ocupam menos espaço no veículo, é possível que a distância de deslocamento do pedal seja reduzida ou suma por completo, como na imagem acima.
Aliás, sabe quando o carro para bruscamente após uma frenagem e você sente um pouco de enjoo? Pois é, outro software da Bosch, o eBrake to zero, foi pensado para diminuir esse desconforto. Isso é possível porque quando o sistema está ativado, o motor elétrico consegue realizar uma parada suave do veículo sem necessariamente ter a intervenção do freio hidráulico. Mas caso este seja necessário, quem está no carro não percebe que a transição de um para o outro ocorreu.
Detector de buracos e lombadas
Quantas vezes você já não passou por um buraco mais de uma vez por esquecer que ele estava lá? Ou errou uma lombada por estar com pressa no momento? Pensando nisso, a Bosch desenvolveu um software que atua como um portfólio de dados na nuvem. Na prática, enquanto testava a tecnologia em um dos carros da marca, foi possível ver que o carro memorizou todas às vezes que passava por uma pista irregular.
De acordo com a empresa, os dados do sensor podem ser mesclados com informações de outros veículos e, desta forma, é possível prever riscos de buracos, lombadas e aquaplanagens. Caso a pista esteja escorregadia, por exemplo, o carro te avisa antes para que você esteja preparado. Com isso, há também o ajuste da dinâmica do automóvel em curvas.
Volante sem ‘tremedeira’
Por fim, a tecnologia Steer-By-Wire exclui por completo a conexão mecânica entre a coluna de direção e o volante, para que ocorra uma combinação entre o atuador do volante e o atuador de direção. Assim, a sensação que o condutor tem ao dirigir é de que não existe mais aquela “tremedeira” ao passar por buracos ou vias irregulares, dando mais autonomia ao motorista. No teste, foi possível perceber que em nenhum momento o volante foge do controle do motorista, pelo contrário, as sensações são amortecidas pelo sistema.
Atualizada em 24/6, às 12h18
*Jornalista viajou a convite da Bosch Brasil
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