Você está lendo...
Jeep Compass 2025 está em plena forma após mais de 7 anos; leia a avaliação
Avaliação

Jeep Compass 2025 está em plena forma após mais de 7 anos; leia a avaliação

SUV mais vendido da categoria desde que estreou em 2016, Jeep Compass 2025 agora é também o mais rápido com o motor 2.0 T4 Hurricane

Adrielle Farias, especial para o Jornal do Carro

26 de jun, 2024 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

Jeep Compass 2025 versão overland
Principal novidade para o Jeep Compass 2025 é o motor 2.0 T4 Hurricane; modelo está mais potente e entrega 272 cavalos
Crédito:Felipe Rau/Estadão

Desde o seu lançamento, em 2016, o Jeep Compass se manteve entre os SUVs médios mais vendidos da categoria ao longo dos anos. Nesta geração, o SUV já passou por duas reestilizações, a última delas em 2021. Entre as razões para o excelente desempenho de vendas do Compass – além do visual e da mecânica – está a produção na fábrica da Stellantis em Goiana (PE). Bem como o grande leque de versões, o que lhe dá ampla faixa de preços.



Assim, o SUV é prioridade na linha produção e, mesmo mais caro, vende tanto quanto o Renegade – em 2024, até maio, foram 18 mil unidades de cada modelo. Esse é um dos motivos que explica porque, após 7 anos, o Jeep Compass continua em plena forma. Essa foi a sensação nesta avaliação da linha 2025 no Jornal do Carro. O Compass 2025 estreou em abril com duas novas versões: Overland (R$ 266.990) e Blackhawk (R$ 279.990).

Jeep Compass 2025 versão overland
Felipe Rau/Estadão

Publicidade


Assim como os demais “irmãos” do grupo Stellantis, como, por exemplo, RAM Rampage Laramie e Fiat Toro, o Jeep Compass usa a plataforma Small Wide 4×4. Por isso, na linha 2025, as novas configurações substituem a antiga opção de topo de linha Trailhawk com motor a diesel.

Outro destaque nesta atualização é o pacote de assistência à direção, que ganhou o assistente de centralização em faixa. Aliás, o SUV traz o pacote ADAS L2. Ou seja, tem alerta de colisão frontal com frenagem automática, farol alto automático, detector de fadiga e piloto automático adaptativo.

Jeep Compass 2025 versão overland
Felipe Rau/Estadão

Jeep Compass impressiona com novo motor

Mas a principal mudança no Jeep Compass 2025 é o novo conjunto mecânico com o motor 2.0 T4 Hurricane GME. Movido apenas a gasolina, gera 272 cavalos de potência e 40,8 mkgf associado ao câmbio automático de nove marchas e ao sistema de tração integral adaptativo. Assim, o SUV garante desempenho muito acima de quase todos os concorrentes diretos, como Toyota Corolla Cross, Honda ZR-V, Ford Territory e Volkswagen Taos.

Jeep Compass 2025 versão overland
Felipe Rau/Estadão

Conforme a Jeep, a velocidade máxima é de 228 km/h, enquanto o consumo fica em 8,3 km/l na cidade, e em 11 km/l na estrada. Além disso, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,3 segundos – é um dos SUVs médios mais rápidos disponíveis no País. Por fim, as versões com o motor 2.0 turbo Hurricane trazem duas saídas de escape e suspensão independente nos dois eixos. Sem dúvida dois diferenciais frente a todos os modelos rivais.


Compass 2025 mantém visual

A versão avaliada pelo JC foi a Overland, ou seja, não há mudanças visuais tão significativas quanto a versão Blackhawk. O SUV permanece com o mesmo desenho da última reestilização (2021), mas com um retoque mínimo na grade dianteira, que não é mais no formato colmeia. O Compass tem 4,40 m de comprimento, 1,82 m de largura e 1,64 m de altura. Pode-se afirmar que o modelo mantém a classe e robustez de sempre.

Jeep Compass 2025 versão overland
Felipe Rau/Estadão

Já a distância entre-eixos é de 2,64 m, o que garante um espaço confortável tanto para o motorista quanto para os passageiros. No porta-malas, por sua vez, continua com capacidade de 476 litros, enquanto as rodas da versão Overland são de 19″.


Na cabine também não há mudanças. De série, o Compass traz sistema de som da marca Beats, quadro de instrumentos digital de 10,25“, multimídia com tela central de 10,1″, câmera de ré e bancos dianteiros com ajustes elétricos, por exemplo. Além disso, tem espelhamento sem fio com celulares Android e Apple e ar-condicionado digital.

Com exceção do multimídia, o restante do pacote funcionou muito bem durante a avaliação. Ao passar por lombadas ou nas frenagens mais fortes, o equipamento apresentou bug, e travou e reiniciou como se o carro tivesse sido desligado.

Jeep Compass 2025 versão overland
Felipe Rau/Estadão

Vale a pena investir no Compass?

Se você busca um SUV potente, com bom desempenho, mas sem tantos detalhes esportivos no visual, então o Jeep Compass Overland é a escolha certa. Com a atualização mecânica e a adoção do novo motor 2.0 turbo Hurricane, o utilitário melhorou significativamente a entrega de potência e torque, sem penalizar o conforto e requinte a bordo. É o SUV mais rápido da categoria, e, não por acaso, continua a ser um dos mais vendidos do País.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Prós

  • SUV mantém robustez e conforto e está bem mais potente com o motor 2.0 Hurricane

Contras

  • Versões abaixo da Limited não contam com sete airbags e preço pode parecer salgado

Ficha Técnica

JEEP COMPASS OVERLAND 2.0 TURBO GASOLINA AT9

Motor

2.0 T4 Hurricane GME

Potência

272 cv a 5.200 rpm

Torque

40,8 kgfm a 3.000 rpm

Câmbio

Automático de 9 marchas; tração integral

Comprimento

4,40 m

Largura

1,82 m

Altura

1,64 m

Entre-eixos

2,64 m

Tanque de combustível

55 litros

Porta-malas

476 litros

Peso (ordem de marcha)

1.706 kg

Altura mínima do solo

198 mm

Aceleração 0-100 km/h

6,3 segundos

Velocidade máxima

228 km/h

Consumo urbano

8,3 km/l

Consumo rodoviário

11,0 km/l

Preço

R$ 266.990

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Pneus murchos afetam desempenho e aumentam consumo

Calibragem deve ser feita toda semana com a pressão indicada pelo manual do proprietário do veículo

24 de jun, 2024 · 2 minutos de leitura.

A calibragem dos pneus é uma tarefa tão simples e, ao mesmo tempo, muito importante. Por isso, precisa ser realizada semanalmente. Além disso, deve seguir a pressão indicada pelo fabricante do veículo.

Normalmente, essa informação fica no manual do proprietário ou em algum lugar mais acessível do carro. Por exemplo: no batente da porta do motorista, bem como na parte de dentro da portinhola do tanque de combustível.

“Pneus com pressão abaixo da ideal atrapalham o desempenho, aumentam o consumo de combustível e comprometem a estabilidade e a segurança do veículo”, explica Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

O que acontece com os pneus descalibrados?

Nessas condições, a borracha que entra em contato com o solo é maior do que deveria. “Isso eleva a temperatura do pneu e prejudica a durabilidade dos componentes da suspensão, assim como o próprio pneu”, explica.

Além do mais, com os pneus murchos, a banda de rodagem acaba cedendo. Com isso, somente as faixas externas e internas entram em contato com o piso. Assim, o desgaste fica totalmente irregular.

O pneu com mais área de contato com o solo amplia o esforço do motor, que vai gastar mais combustível. Em média, rodas descalibradas aumentam o consumo de combustível em 10% a 20%, podendo chegar a 50% em casos extremos.

Da mesma forma, estudos da NHTSA, órgão de segurança do trânsito dos Estados Unidos, demonstram que rodar com pneus subinflados ou gastos multiplica em até três vezes o risco de acidente. Isso porque os pneus afetam diretamente a frenagem, fazendo o carro se arrastar por uma distância maior do que deveria.

Pneus com pressão acima da ideal

Mas tome cuidado, pois o contrário também pode ser prejudicial. Pneus inflados acima da pressão recomendada deixam apenas a parte central em maior contato com o solo. Com isso, o desgaste será, da mesma maneira, irregular. Consequentemente, eles ficarão mais suscetíveis a furos.

“A pressão excessiva reduz a capacidade de frenagem, a dirigibilidade e, inclusive, a estabilidade em curvas e condições de rodagem”, diz Gomes.

Pneus cheios de ar ficam mais duros. Dessa forma, o carro tende a pular mais ao passar em obstáculos. Assim, afetam o trabalho da suspensão e, portanto, o conforto de quem está a bordo.

Então, é importante seguir algumas dicas para encher os pneus:

  • Procure calibrar sempre com os pneus frios. Quando estão mais quentes depois de rodar muitos quilômetros, eles tendem a ficar mais cheios do que realmente aparentam, devido à expansão do ar. Por isso, faça a calibragem logo de manhã.
  • Siga a recomendação do fabricante. Lembre-se de que a pressão não é única. Ela varia conforme o uso. Se for viajar com o porta-malas cheio, a pressão nos pneus traseiros é sempre um pouco maior.
  • O ideal é calibrar os pneus uma vez por semana. Contudo, se você costuma rodar pouco, faça isso após abastecer o carro.

Não se esqueça do estepe. Não é necessário calibrá-lo toda semana. Entretanto, é melhor deixá-lo em ordem para usar em caso de emergência.