Desde o seu lançamento, em 2016, o Jeep Compass se manteve entre os SUVs médios mais vendidos da categoria ao longo dos anos. Nesta geração, o SUV já passou por duas reestilizações, a última delas em 2021. Entre as razões para o excelente desempenho de vendas do Compass – além do visual e da mecânica – está a produção na fábrica da Stellantis em Goiana (PE). Bem como o grande leque de versões, o que lhe dá ampla faixa de preços.
Assim, o SUV é prioridade na linha produção e, mesmo mais caro, vende tanto quanto o Renegade – em 2024, até maio, foram 18 mil unidades de cada modelo. Esse é um dos motivos que explica porque, após 7 anos, o Jeep Compass continua em plena forma. Essa foi a sensação nesta avaliação da linha 2025 no Jornal do Carro. O Compass 2025 estreou em abril com duas novas versões: Overland (R$ 266.990) e Blackhawk (R$ 279.990).
Assim como os demais “irmãos” do grupo Stellantis, como, por exemplo, RAM Rampage Laramie e Fiat Toro, o Jeep Compass usa a plataforma Small Wide 4×4. Por isso, na linha 2025, as novas configurações substituem a antiga opção de topo de linha Trailhawk com motor a diesel.
Outro destaque nesta atualização é o pacote de assistência à direção, que ganhou o assistente de centralização em faixa. Aliás, o SUV traz o pacote ADAS L2. Ou seja, tem alerta de colisão frontal com frenagem automática, farol alto automático, detector de fadiga e piloto automático adaptativo.
Jeep Compass impressiona com novo motor
Mas a principal mudança no Jeep Compass 2025 é o novo conjunto mecânico com o motor 2.0 T4 Hurricane GME. Movido apenas a gasolina, gera 272 cavalos de potência e 40,8 mkgf associado ao câmbio automático de nove marchas e ao sistema de tração integral adaptativo. Assim, o SUV garante desempenho muito acima de quase todos os concorrentes diretos, como Toyota Corolla Cross, Honda ZR-V, Ford Territory e Volkswagen Taos.
Conforme a Jeep, a velocidade máxima é de 228 km/h, enquanto o consumo fica em 8,3 km/l na cidade, e em 11 km/l na estrada. Além disso, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,3 segundos – é um dos SUVs médios mais rápidos disponíveis no País. Por fim, as versões com o motor 2.0 turbo Hurricane trazem duas saídas de escape e suspensão independente nos dois eixos. Sem dúvida dois diferenciais frente a todos os modelos rivais.
Compass 2025 mantém visual
A versão avaliada pelo JC foi a Overland, ou seja, não há mudanças visuais tão significativas quanto a versão Blackhawk. O SUV permanece com o mesmo desenho da última reestilização (2021), mas com um retoque mínimo na grade dianteira, que não é mais no formato colmeia. O Compass tem 4,40 m de comprimento, 1,82 m de largura e 1,64 m de altura. Pode-se afirmar que o modelo mantém a classe e robustez de sempre.
Já a distância entre-eixos é de 2,64 m, o que garante um espaço confortável tanto para o motorista quanto para os passageiros. No porta-malas, por sua vez, continua com capacidade de 476 litros, enquanto as rodas da versão Overland são de 19″.
Na cabine também não há mudanças. De série, o Compass traz sistema de som da marca Beats, quadro de instrumentos digital de 10,25“, multimídia com tela central de 10,1″, câmera de ré e bancos dianteiros com ajustes elétricos, por exemplo. Além disso, tem espelhamento sem fio com celulares Android e Apple e ar-condicionado digital.
Com exceção do multimídia, o restante do pacote funcionou muito bem durante a avaliação. Ao passar por lombadas ou nas frenagens mais fortes, o equipamento apresentou bug, e travou e reiniciou como se o carro tivesse sido desligado.
Vale a pena investir no Compass?
Se você busca um SUV potente, com bom desempenho, mas sem tantos detalhes esportivos no visual, então o Jeep Compass Overland é a escolha certa. Com a atualização mecânica e a adoção do novo motor 2.0 turbo Hurricane, o utilitário melhorou significativamente a entrega de potência e torque, sem penalizar o conforto e requinte a bordo. É o SUV mais rápido da categoria, e, não por acaso, continua a ser um dos mais vendidos do País.
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