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Nova geração do Jeep Compass será revelada no fim do ano
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Nova geração do Jeep Compass será revelada no fim do ano

SUV médio da Jeep ganhará nova plataforma com direito a versão elétrica; estreia do novo Compass acontece ainda esse ano

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

27 de mai, 2024 · 4 minutos de leitura.

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Jeep Compass 2025
Jeep Compass terá nova plataforma e até versão elétrica
Crédito:Jeep/Divulgação

Um dos próximos passos entre os lançamentos da Stellantis para a Jeep é a próxima geração do SUV médio Compass. Segundo a revista britânica AutoExpress, sua apresentação oficial pode ocorrer ainda este ano, possivelmente no último semestre, já que os trabalhos acerca do modelo já estão bem adiantados, por exemplo.



Para o Compass, são esperados uma nova plataforma, novo design e até uma versão 100% elétrica, por exemplo. A fim de continuar forte no mercado dos médios, sem se deixar intimidar pela concorrência asiática, a renovação do Compass é estratégica, bem como também é o primeiro grande lançamento da marca após Antonio Filosa assumir o comando da marca.

Novo Jeep Compass terá plataforma STLA Medium

Stellantis/Divulgação
Plataforma STLA Medium (Stellantis/Divulgação)

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A primeira grande mudança do Compass, contudo, começa na plataforma. O modelo adotará a base STLA Medium, recém-desenvolvida e já disposta em modelos como Opel Greenland e Peugeot 3008, por exemplo. A unidade também suportará conjuntos híbridos, elétricos ou tradicionais, sendo destinada a modelos médios do grupo.

Assim, espera-se que o SUV cresça de tamanho, mas ainda não se sabe o quanto. A nova base, feita para ser modular e desenvolvida para modelos médios, comporta comprimentos que variam entre 4,3 e 4,9 metros, bem como entre-eixos entre 2,7 a 2,9 metros, para modelos das classes C e D.

Stellantis/Divulgação

Contudo, a plataforma permite arquitetura elétrica de 400 volts, e suporta dois motores elétricos, com potências entre 220 cv e 390 cv, dando uma pista sobre como será a versão elétrica do SUV. Outro destaque é a capacidade de carregamento: 20% a 80% em 27 minutos, acomodando baterias de 98 kWh, com autonomia de 500 km a 700 km.

Jeep/Divulgação

Feito para ter alcance global, o novo Jeep Compass também terá versões a diesel e gasolina em alguns mercados, incluindo o brasileiro. Visualmente, a publicação britânica aposta em um visual mais quadrado e parrudo, que dê a sensação de robustez. Por dentro, mais conectividade e novas telas, bem como pacote de assistências e diferentes materiais na interna.


Por fim, como dito anteriormente, sua apresentação oficial acontece ainda em 2024, provavelmente no final do ano, nos mercados norte-americano e europeu. No Brasil, o modelo certamente será produzido na planta da Stellantis em Goiana (PE), mas ainda não há data para o início dos trabalhos. Sua produção faz parte dos recentes investimentos feitos pela Stellantis no País, por exemplo.

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Energia solar se integra ao sistema de recarga do veículo elétrico

Como as placas fotovoltaicas ajudam a realimentar as baterias e a reduzir os custos do consumo de energia?

17 de jun, 2024 · 2 minutos de leitura.

A energia solar tem se mostrado uma ótima alternativa para a recarga de veículos elétricos. Afinal, ela possibilita o carregamento do automóvel em casa ou em outro local com estrutura fotovoltaica.

“É importante observar que o tamanho da bateria do carro pode influenciar diretamente no dimensionamento dos painéis necessários”, diz Fabio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). “Cada modelo possui uma capacidade de armazenamento diferente, o que impacta no sistema ideal para fazer a recarga.”

A eletricidade gerada nos painéis solares está no formato de corrente contínua (CC). Mas a maioria dos aparelhos elétricos usa a chamada corrente alternada (CA). Daí a necessidade do inversor solar. 

Como o nome indica, esse aparelho é responsável por converter a eletricidade em corrente contínua dos painéis em alternada. Dessa maneira, permite que a bateria do carro elétrico seja realimentada.

Vantagens

“Se for superior ao consumo, a energia gerada poderá ser armazenada em baterias. Ou, dependendo do tipo de sistema, é enviada de volta para a rede elétrica”, explica Delatore.

Ele destaca que o número de placas solares está diretamente ligado à potência necessária para o sistema atender às necessidades do local. Quanto mais placas, maior a potência do sistema.

“Dependendo do ponto onde as placas serão instaladas – no telhado, por exemplo –, o espaço disponível pode limitar a quantidade de painéis solares”, afirma.

Além de reduzir as emissões de CO2 associadas à geração de eletricidade, a integração de módulos fotovoltaicos aos carros elétricos diminui os custos e a frequência de recarga das baterias.

Assim, a energia solar baixa os custos de recarga em até 74% em comparação aos veículos com motor a combustão, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Veja outras vantagens para recarregar o carro elétrico com painéis solares:

  • Economia. Os custos de carga das baterias podem ser drasticamente reduzidos, chegando a praticamente zero quando se utiliza energia solar.
  • Sustentabilidade. A energia fotovoltaica é renovável e limpa, contribuindo para a redução do impacto ambiental associado ao transporte.
  • Contra aumentos. Em época de estiagem e aumentos nas tarifas de luz, o sistema fotovoltaico ajuda a diminuir os custos.
  • Vida útil. Alguns painéis solares possuem garantia de 12 anos contra defeito de fabricação e 25 anos de garantia de produção linear de energia.

Algumas empresas de logística vão além. Elas estão instalando painéis solares na própria superfície dos veículos elétricos de sua frota. Então, essa tecnologia consegue transferir diretamente a energia para as baterias.