SUVs
Jeep/Divulgação

Nova geração do Jeep Compass será revelada no fim do ano

SUV médio da Jeep ganhará nova plataforma com direito a versão elétrica; estreia do novo Compass acontece ainda esse ano

Por Rodrigo Tavares 27 de mai, 2024 · 4m de leitura.

Um dos próximos passos entre os lançamentos da Stellantis para a Jeep é a próxima geração do SUV médio Compass. Segundo a revista britânica AutoExpress, sua apresentação oficial pode ocorrer ainda este ano, possivelmente no último semestre, já que os trabalhos acerca do modelo já estão bem adiantados, por exemplo.

Para o Compass, são esperados uma nova plataforma, novo design e até uma versão 100% elétrica, por exemplo. A fim de continuar forte no mercado dos médios, sem se deixar intimidar pela concorrência asiática, a renovação do Compass é estratégica, bem como também é o primeiro grande lançamento da marca após Antonio Filosa assumir o comando da marca.

Novo Jeep Compass terá plataforma STLA Medium

Stellantis/Divulgação
Plataforma STLA Medium (Stellantis/Divulgação)

A primeira grande mudança do Compass, contudo, começa na plataforma. O modelo adotará a base STLA Medium, recém-desenvolvida e já disposta em modelos como Opel Greenland e Peugeot 3008, por exemplo. A unidade também suportará conjuntos híbridos, elétricos ou tradicionais, sendo destinada a modelos médios do grupo.

Assim, espera-se que o SUV cresça de tamanho, mas ainda não se sabe o quanto. A nova base, feita para ser modular e desenvolvida para modelos médios, comporta comprimentos que variam entre 4,3 e 4,9 metros, bem como entre-eixos entre 2,7 a 2,9 metros, para modelos das classes C e D.

Stellantis/Divulgação

Contudo, a plataforma permite arquitetura elétrica de 400 volts, e suporta dois motores elétricos, com potências entre 220 cv e 390 cv, dando uma pista sobre como será a versão elétrica do SUV. Outro destaque é a capacidade de carregamento: 20% a 80% em 27 minutos, acomodando baterias de 98 kWh, com autonomia de 500 km a 700 km.

Jeep/Divulgação

Feito para ter alcance global, o novo Jeep Compass também terá versões a diesel e gasolina em alguns mercados, incluindo o brasileiro. Visualmente, a publicação britânica aposta em um visual mais quadrado e parrudo, que dê a sensação de robustez. Por dentro, mais conectividade e novas telas, bem como pacote de assistências e diferentes materiais na interna.

Por fim, como dito anteriormente, sua apresentação oficial acontece ainda em 2024, provavelmente no final do ano, nos mercados norte-americano e europeu. No Brasil, o modelo certamente será produzido na planta da Stellantis em Goiana (PE), mas ainda não há data para o início dos trabalhos. Sua produção faz parte dos recentes investimentos feitos pela Stellantis no País, por exemplo.

O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se


Novo VW T-Cross 2025 é mais sofisticado sem subir de preço

Newsletter Jornal do Carro

Complete seu cadastro para receber as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Cep inválido
CPF/CNPJ inválido
Telefone inválido
Tudo certo!

Seu cadastro foi enviado. Em breve você receberá as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.