Tal como o Jornal do Carro antecipou, carros elétricos e híbridos estão pagando mais impostos desde o dia 1º de janeiro. Portanto, já se sabia que, a partir do dia 1º de julho deste ano, o imposto aumentaria novamente. Desta vez, a alíquota para carros elétricos saiu de 10% para 18%, enquanto para híbridos foi de 15% para 25%. Além disso, para os veículos híbridos plug-in, a alíquota saltou de 12% para 20%.
Desta forma, a Kia comunicou que, mesmo com a alteração do valor dos impostos, os modelos Stonic, Niro e Sportage não sofrerão alterações nos preços. Portanto, o Kia Stonic (MHEV) continua no valor de R$ 129.990. Já o Niro (HEV) está na faixa de R$ 199.990 a R$ 234.990, enquanto o Sportage (MHEV) parte dos R$ 274.990.
“Os importadores precisam de previsibilidade. Por isso, nós manifestamos contrariedade ao pleito recente de antecipação imediata do imposto de importação de veículos eletrificados para 35%, quando já há um escalonamento de aumentos até julho de 2026”, informa o presidente da Kia Brasil, José Luiz Gandini.
Kia terá 15 carros elétricos até 2027
A marca sul-coreana quer expandir a oferta de carros elétricos, além de investir mais em baterias. Por isso, a meta ousada da Kia é ampliar a linha de veículos elétricos para 15 exemplares até 2027. Com o objetivo de vender 1,6 milhão de veículos elétricos em 2030, a Kia quer investir também em novos modelos híbridos (plug-in e convencionais).
Em relação aos modelos, a lista tem EV2, EV3, EV4 e EV5 (elétricos), bem como PV5 e PV7 (híbridos plug-in). Além disso, para evitar que os clientes rejeitem os futuros EVs, a Kia planeja construir mais de 5.400 estações até 2030 na Coreia do Sul. Atualmente, há apenas 482 unidades. Por fim, a marca quer utilizar mais de 30 mil estações de recarga na América do Norte até 2030 como parte da joint-venture Ionna.