Um dos maiores grupos chineses do mundo, a Geely quer mesmo fincar suas raízes no Brasil. A dona de marcas como Volvo, Lotus e Zeekr, que está prestes a iniciar suas operações por aqui, já conversa com fornecedores locais, como as marcas de pneus Continental e Goodyear, por exemplo. Além disso, estuda o que pode ser feito com sua parceria com a Renault por meio da joint venture Horse, criada no ano passado. As informações são do site Autos Segredos.
A gigante também procura locais para instalar seu centro de distribuição de peças. Até agora, a cidade mais promissora é Vitória (ES) por conta do porto e pelo acesso fácil e relativamente próximo a grandes capitais como São Paulo e Rio de Janeiro.
Geely e Renault focam na eletrificação
Além de fazer a lição de casa ao negociar diretamente com fornecedores brasileiros, a Geely também quer explorar as possibilidades da Horse Powertrain Limited. Criada em 2023, a joint venture com a marca francesa vai produzir sistemas híbridos, motores a combustão com baixos níveis de emissão, transmissões e baterias. A parceria promete lançar 10 modelos inéditos até 2028.
Conforme comunicado das duas empresas, a parceria já nasce com 17 plantas globais, nove clientes em 130 países, cinco centros de pesquisa e desenvolvimento, cerca de 19 mil colaboradores, previsão de produção de aproximadamente cinco milhões de motores por ano e estimativa de receita anual na casa de 15 bilhões de euros. Assim, a Geely poderia usar instalações de Renault e Nissan no Brasil e na América Latina, por exemplo – além da estrutura da Volvo, claro.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!