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Zeekr, irmã chinesa da Volvo, já está no Brasil e terá linha premium
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Zeekr, irmã chinesa da Volvo, já está no Brasil e terá linha premium

Montadora quer concorrer com marcas como Mercedes-Benz, BMW e Porsche; dois modelos já estão em homologação: Zeekr 001 e Zeekr X

Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

08 de abr, 2024 · 6 minutos de leitura.

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Zeekr 001
Zeekr 001 será rival do Porsche Taycan
Crédito:Zeekr/Divulgação

Depois de Omoda e Jaecoo, mais uma marca chinesa está de “malas prontas” para desembarcar no mercado brasileiro. A Zeekr, fabricante de modelos premium elétricos que pertence ao grupo Geely (o mesmo da Volvo e da Lotus) vai começar a operar no País ainda neste ano, mais precisamente no segundo semestre. Dois carros já estão, inclusive, em processo de homologação, o crossover 001 e o SUV compacto X.



O objetivo da montadora, entretanto, é brigar no segmento premium por aqui, rivalizando com marcas como Mercedes-Benz e Porsche, de acordo com executivos da empresa. O 001, por exemplo, será rival do Taycan, enquanto o X deverá ter como principal concorrente o Volvo EX30, com quem divide a plataforma, aliás. 

Além disso, outros dois elétricos estão nos planos da fabricante para 2025. O primeiro deve ser um sedã médio, que ainda não foi revelado, além de outro já existente em seu portfólio, mas ainda indefinido. A marca afirma que vai estudar o mercado brasileiro antes de tomar a decisão sobre a escolha do modelo ideal. Conheça abaixo os dois carros já confirmados para o Brasil.

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Zeekr 001
Zeekr/Divulgação

Como é o Zeekr 001

Com 4,97 metros de comprimento, 1,99 m de largura, 1,56 m de altura e 3 m de entre-eixos, o Zeekr 001 é vendido em três versões no mercado chinês. Duas delas têm tração integral, com um motor em cada eixo, que rendem 789 cv de potência e 82,6 mkgf de torque combinados. Há ainda uma com tração traseira de 421 cv e 44,9 mkgf. Todas estarão disponíveis no Brasil.

As opções com dois motores aceleram até os 100 km/h em 3,3 segundos, enquanto a que traz o propulsor único cumpre a marca em 5,9 segundos. Em todas as configurações, contudo, a velocidade máxima é de 240 km/h, limitada eletronicamente.


Zeekr 001
Zeekr/Divulgação

O grande destaque do modelo, que tem arquitetura de 800 volts, é a rapidez na recarga. As baterias de 95 kWh carregam de 10% a 80% em pouco mais de 11 minutos. Isso, a princípio, confere ao veículo o título de carregamento mais rápido do mundo. Além disso, o 001 suporta carregamento do tipo V2V, ou veículo para veículo.

Na lista de equipamentos há itens como tela central sensível ao toque com 15,4″ e atualização remota, head-up display, teto panorâmico e sistema de suspensão pneumática ativa. Na China, custa entre 269 mil yuans e 329 mil yuans (entre R$ 187 mil e R$ 229 mil na conversão direta). Os preços por aqui não foram revelados.


Zeekr X
Zeekr/Divulgação

Conheça o Zeekr X

Já o Zeekr X, que tem o mesmo conjunto do Volvo EX30, tem 4,45 metros de comprimento e 2,75 metros de entre-eixos. O design é bem diferentão, misturando linhas mais arredondadas com recortes de linhas angulares, janelas sem molduras e faróis pequenos e verticais.

Assim como o 001, há duas versões para o SUV compacto, com tração integral ou traseira. A primeira traz dois motores que entregam 428 cv de potência e 55,4 mkgf de torque combinados e acelera de 0 aos 100 km/h em 3,7 segundos. Já a segunda tem 272 cv e 39,2 mkgf, além de chegar aos 100 km/h em 5,8 segundos.


Zeekr X
Zeekr/Divulgação

Por dentro, o X traz algumas curiosidades, com tela da central multimídia que se desloca para a frente do passageiro dianteiro, compartimento térmico entre os bancos com variações de temperatura de 50oC a -50oC e banco do passageiro que se transforma em uma poltrona, por exemplo.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.