Antes de estrear no Brasil, em meados de agosto, o Citroën Basalt deve chegar às concessionárias da Índia, onde o lançamento ocorre no dia 2 do próximo mês. Por lá, inclusive, o SUV cupê já começa a ser desvendado. A marca francesa divulgou um vídeo com imagens do modelo, revelando detalhes do exterior e da cabine pela primeira vez (veja abaixo).
Assim, é possível observar que o acabamento aparenta ser superior ao do C3 Aircross, por exemplo, apesar de muitas peças em comum. Entre os equipamentos do veículo estão painel de instrumentos digital, central multimídia com tela de 10,25” e conectividade para Apple CarPlay e Android Auto, carregador de celular por indução, ar-condicionado digital e seis airbags.
Mesmo tendo sido flagrado rodando em testes em diversas ocasiões, agora o carro aparece com o design final bem visível. Arcos das rodas com revestimento plástico preto e maçanetas convencionais farão parte do estilo do SUV cupê, assim como o spoiler traseiro e as skid plates. Na dianteira, o modelo de produção terá faróis com arranjo em diversos níveis e com disposição em diferentes ângulos. A grade é exclusiva, com o duplo Chevron da Citroën em destaque no centro.
E o como será o Basalt no Brasil?
Em termos de design, o Basalt terá capô mais alto, distância elevada em relação ao solo, dianteira vertical, para-lamas alargados e molduras das caixas de roda com formas geométricas. A dianteira será similar ao restante da família C3 e haverá peças em comuns com os demais carros, como as portas, por exemplo.
O grande destaque fica na traseira, com caída de teto estilo cupê e linhas mais fluidas e aerodinâmicas. Assim, porta-malas e lanternas terão desenhos exclusivos. Nas dimensões, a expectativa é de que o novato tenha o mesmo entre-eixos do Aircross, com 2,67 metros.
Em relação à mecânica, o SUV cupê terá motor 1.0 Firefly de 75 cv e câmbio manual de cinco marchas nas versões de entrada. Nas de topo, entretanto, virá com o 1.0 turboflex de até 130 cv e 20,4 mkgf, além de câmbio CVT que simula sete marchas. Esse propulsor está presente em vários carros do grupo Stellantins, como no Fiat Pulse, no Peugeot 208 e deve estrear em breve também no C3. Por fim, o modelo deverá receber um sistema híbrido leve combinado à motorização flex no futuro.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!