O Renault Duster de terceira geração já está entre nós. Isso é o que mostra o flagra feito pelo seguidor @gustavookawa e publicado na página do jornalista João Del Arco (@joao_delarco), no Instagram. Na ocasião, o SUV trafega na plataforma de um caminhão, junto ao irmão menor Kardian. A camuflagem é bem pesada.
Ainda sem data cravada pela Renault, a previsão é de que o SUV chegue ao Brasil no ano que vem – no mais tardar, em 2026. Cabe lembrar que o utilitário compacto, construído sobre a plataforma CMF-B, já é vendido no mercado europeu, tanto pela Renault quanto pela Dacia.
Detalhes
Desta vez, o SUV compacto usa a plataforma modular CMF-B da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, apta a eletrificação e aplicação de versões híbridas. É tanto que, na Europa, o modelo conta com trem de força híbrido em duas das três diferentes configurações. O E-Tech dispõe de motor 1.6 com quatro cilindros, a gasolina, somado a um propulsor elétrico que gera 145 cv. Há, ainda, o 1.2 TCe turbo, a gasolina, com 130 cv dotado de sistema híbrido-leve (com unidade de 48 volts) e tração 4×4, bem como o 1.0 TCe de três cilindros e 100 cv, da configuração de entrada. No Brasil, deve adotar, como opção, o 1.3 turbo flexível (desenvolvido em conjunto com a Mercedes-Benz) disponível no Duster e na picape Oroch.
Visualmente, a princípio, o SUV promete chegar bem mais moderno. É, em síntese, bastante semelhante ao irmão maior Bigster. Tem iluminação de LEDs com faróis e lanternas em forma de “Y” deitado. Além disso, as colunas traseiras vão marcar bem o estilo de SUV. As maçanetas das portas traseiras, agora, ficam nas janelas. E, por fim, acima da tampa do porta-malas, um grande spoiler se destaca. Por dentro, quadro de instrumentos digital com 7 polegadas e central multimídia de 10,1″.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!