Agosto seria o mês de estreia da Omoda | Jaecoo no Brasil. Seria. As duas marcas que pertencem ao Grupo Chery na China anunciaram que o início das operações por aqui vai atrasar e ficar para o primeiro trimestre de 2025. De acordo com a empresa, a demora se deu por conta da adequação dos carros ao gosto dos consumidores brasileiros.
Ou seja, algumas adaptações nos SUVs que serão vendidos aqui precisaram ser feitas, o que é totalmente normal nessa fase de homologação. Como tradução dos sistemas de comando do veículo, encontrados no computador de bordo ou na central multimídia, por exemplo. Além de ajustes no sistema de suspensão, uma vez que as condições de rodagem nas ruas brasileiras são diferentes das chinesas. Concessionários e clientes opinaram para encontrar as melhores soluções.
Omoda | Jaecoo x Caoa
Entretanto, esse processo já está em desenvolvimento há bastante tempo, já que o anúncio de chegada da O&J ao Brasil tem quase um ano. Conforme as primeiras previsões, o Omoda 5 EV e o 5 MHEV, versões elétrica e híbrida leve do SUV, chegariam em agosto. Já o Jaecoo 7 desembarcaria no País no final deste ano, provavelmente em dezembro. Por fim, o Jaecoo 8 seria o último a estrear, no início de 2025. O Jornal do Carro conheceu os carros de perto na China.
Além de não ter finalizado o processo de homologação dos carros, a Omoda | Jaecoo ainda não tem licença para iniciar as vendas de seus modelos no Brasil, o que foi confirmado por executivos das marcas. Contudo, a justificativa é por conta de processos burocráticos do governo brasileiro. Ainda segundo os representantes da O&J, não existe nenhum tipo de relacionamento com a Caoa, grupo que tem parceria com a Chery para fabricar e vender carros da chinesa no País. Isso porque as operações serão totalmente separadas, o que gerou certo ruído quando as duas marcas anunciaram a estreia no Brasil.
Planos para o futuro
De todo modo, os planos da O&J para o Brasil continuam a todo o vapor. A dupla chinesa, que vai atuar em conjunto, já tem mais de 50 lojas confirmadas por aqui e recebeu investimento inicial de R$ 200 milhões para branding e operações.
Além disso, confirmou a fábrica que terá no País a partir de 2025 – o que demandará um novo aporte de recursos bem maior que o atual. A produção (em CKD, a princípio) vai atender o mercado local e será base de exportação dos veículos para a América do Sul. Os produtos feitos aqui ainda não estão definidos e serão selecionados conforme a demanda.
A expectativa das marcas é vender cerca de 30 mil unidades por ano no mercado brasileiro. Fora os Omoda 5 EV e 5 MHEV e os Jaecoo 7 e 8, outros dois modelos devem estrear por aqui, o Omoda 3 e o Jaecoo 5, completando seis carros até 2026. Ambos, entretanto, ainda não foram revelados globalmente. Para finalizar os planos das montadoras está a adoção de motores flex, que já estão em fase de testes e deverão ter versões 1.6 e 2.0.
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