Depois de muitos flagras, projeções e especulações, a Citroën escolheu a Rio Innovation Week 2024 para mostrar o novo Basalt. O SUV-cupê fez parte da vitrine da Stellantis durante o evento, que é a maior feira de tecnologia da América Latina e acontece no Rio de Janeiro (RJ) até sexta-feira (16). A marca, contudo, apenas mostrou o carro por fora (e camuflado), sem permitir qualquer acesso ao interior. Também não havia nenhum dado oficial divulgado.
Alguns detalhes do Basalt
O Basalt faz parte da família C-Cubed, ao lado dos irmãos C3 e Aircross – também expostos na feira. O modelo, já lançado na Índia, chega por aqui ainda neste semestre. Com base na plataforma CMP, mede 4,35 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,59 m de altura e 2,65 m de entre-eixos. Tem porta-malas de 470 litros. O tanque de combustível tem 45 litros.
Ainda não se sabe detalhadamente quais versões estarão por aqui, tampouco seus conteúdos. Entretanto, o concorrente do primo Fiat Fastback e do VW Nivus deve contar com o motor 1.0 Firefly de 75 cv e câmbio manual de cinco marchas nas versões de entrada, a fim de oferecer opções mais em conta ao consumidor. As configurações mais caras, todavia, virão com o 1.0 turboflex de até 130 cv e 20,4 mkgf (de Fiat Strada, Peugeot 2008 e companhia), além de câmbio CVT que simula sete marchas.
Ami
Além do Basalt, edição 2024 do evento destaca também o pequeno Citroën Ami Buggy. Com 2,41 metros de comprimento, o compacto elétrico tem motor de 8 cv. Sua autonomia de até 80 km. De acordo com a Stellantis, o Ami tem seu próprio cabo, que pode ser conectado em qualquer tomada de 110 ou 220V. Desse modo, a recarga de 0 a 100% leva menos de quatro horas..
Siga o Jornal do Carro no Instagram!