Muitos fãs do Volkswagen Golf ainda têm esperança de que a atual geração do hatch chegue ao mercado brasileiro. Enquanto a montadora não bate o martelo sobre a importação, que já chegou a ser cogitada em alguma configuração esportiva para se tornar um carro de nicho (leia-se: caro), o perfil do Instagram @exoticsbrazil publicou a imagem de uma unidade na versão GTI desembarcando no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Confira as imagens abaixo.
O Golf vem ou não vem?
Se a oitava geração do “hot hatch” será oficialmente vendida no Brasil ainda é um mistério. Mas algumas pistas podem indicar que o sonho de muitos finalmente irá se realizar. Isso porque uma das coisas mais intrigantes sobre o carro fotografado é o fato de ele estar com placas de demonstração com seu nome, algo comumente usado pelas próprias montadoras. Ao contrário de unidades trazidas por importação independente, por exemplo.
De acordo com entrevista do CEO da marca, Ciro Possobom, ao podcast do site Motor1 no final do ano passado, a ideia de trazer o Golf ao País em versões esportivas como GTI ou R existe. Ainda mais depois da estreia de outros modelos com essa proposta por aqui, como o Honda Civic Type R e o Toyota GR Corolla. Lembrando que o Golf saiu de linha no Brasil em 2020, em sua sétima geração.
“O GTI é um clássico, tanto o GTI quanto o R, são carros que poderiam funcionar muito bem por aqui. A questão é que tem que ter volume para justificar. O que posso dizer é que estamos estudando forte trazer alguns carros importados, até mesmo no próximo ano”, declarou o executivo na época. Desse modo, o carro das fotos pode ter vindo apenas para testes e laboratórios, mas a torcida para que as vendas se concretizem é grande.
Como é o Golf GTI MK8,5?
Na chamada geração 8,5, o Golf GTI recebeu recentemente uma atualização na Europa. Entre as novidades, a dianteira recebeu visual redesenhado com novos faróis de LED e logotipo da VW iluminado. Há ainda novas rodas de liga leve de 17” (e de 19” como opcional) e dupla saída de escape. Entre os equipamentos, o painel de instrumentos digital de 12,3” passou por melhorias, assim como a central multimídia, que recebeu assistente de voz e software que usa o ChatGPT. Já o clássico revestimento xadrez, marca registrada do GTI, foi mantido.
Sob o capô está o motor 2.0 turbo que entrega 265 cv e 37,5 mkgf de torque, aliado ao câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. Assim, o GTI acelera até os 100 km/h em 5,9 segundos e atinge velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!