Paris voltou a viver dias intensos de Salão do Automóvel como há muito não acontecia. Entre os dias 15 e 20 de outubro, a tradicional feira de carros da capital francesa reabriu – após um retorno esvaziado em 2022 – com grande adesão das montadoras europeias. Assim, conforme a organização, houve um aumento de 50% no número de expositores. E o resultado foi um recorde de público neste Salão de Paris de 2024, com 508.007 visitantes em sete dias.
Tal como nos anos anteriores, o Jornal do Carro esteve no motorshow parisiense para conferir as atrações deste ano. Ao todo, a mostra contou com 48 fabricantes e 158 expositores nos cinco pavilhões do centro de exposições Porte de Versailles. Naturalmente, a maioria dos lançamentos deste ano mira o mercado europeu. Entretanto, vários dos carros revelados no Salão de Paris virão ao Brasil nos próximos anos. Veja a seguir alguns deles.
Audi Q6 Sportback e-tron
O SUV elétrico com estilo de cupê fez sua estreia no Salão de Paris como a principal atração do estande da Audi. No Brasil, o lançamento do inédito Q6 e-tron ocorre de forma quase simultânea: o modelo já está em pré-venda no País desde setembro, na carroceria SUV. São duas versões – Performance e Performance Black – e preço inicial de R$ 529.990.
O lançamento do novo Audi Q6 e-tron no nosso mercado será agora em novembro. E a versão Sportback, exibida no Salão de Paris, deve desembarcar em seguida, no início de 2025. Feito sobre a Plataforma Elétrica Premium (PPE), mesma base do novo Porsche Macan, o modelo das quatro argolas traz uma poderosa bateria de 100 kWh, com autonomia para 411 km segundo o Inmetro.
Em relação ao desempenho, o Q6 e-tron traz dois motores, um síncrono no eixo dianteiro e outro assíncrono no traseiro. Juntos, geram 387 cv de potência e torque máximo de 54,5 mkgf. Segundo a Audi, o SUV elétrico acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos.
Renault 5
O ícone do passado ressurge 100% elétrico e com preço acessível para disputar mercado com modelos chineses. O Renault 5 já está em produção e iniciou as vendas na França durante o Salão de Paris, com arquitetura elétrica das mais modernas na categoria e preço inicial de € 23.990, o equivalente a R$ 146 mil. Ou seja, preço de BYD Dolphin no Brasil. Porém, importado, deverá custar na faixa de R$ 200 mil, chegando como opção ao novo Mini Cooper elétrico, que está em pré-venda no País. Por aqui, o R5 deve estrear dentro de um ano.
Na França, o Renault 5 tem, por enquanto, duas versões disponíveis. A de entrada, que terá pré-venda em breve, são 120 cv de potência máxima e bateria de 40 kWh, com alcance de 312 km no ciclo global (WLTP). Já a versão de topo de linha, disponível no configurador, tem preço de € 29.490 (cerca de R$ 181.900 sem taxas), 150 cv de potência e uma bateria de 52 kWh com autonomia para até 410 km (WLTP). Segundo a Renault, o hatch recupera de 15% a 80% da energia em 30 minutos em carregadores rápidos de corrente direta (DC).
Renault 4
O icônico Renault 4, um dos modelos mais vendidos da história da marca francesa, está de volta em grande estilo, agora como Renault 4 E-Tech. Depois de ter saído de linha em 1994, o clássico hatch retorna em 2025 totalmente repaginado, com motorização elétrica e uma combinação de estilo retrô e com tecnologias modernas. Agora um SUV compacto, o modelo promete surpreender entusiastas da Renault.
O visual robusto do R4 E-Tech é reforçado pela suspensão alta, caixas de rodas com apliques plásticos e o teto com lona deslizante, mantendo a essência do modelo original. O design clássico dos faróis redondos e lanternas verticais é uma homenagem ao passado, enquanto o interior moderno conta com uma tela digital de 10,1 polegadas e central multimídia de 10 polegadas.
Com duas opções de motor elétrico, o R4 E-Tech traz potências de 122 cv e 150 cv, e baterias de 40 kWh ou 52 kWh, que garantem autonomia de até 400 km na versão mais potente. A plataforma AmpR Small, também usada no Renault 5, promete desempenho ágil e eficiente, com recarga rápida de até 100 kW e a capacidade de funcionar como fonte de energia (V2L). Com preço abaixo de € 20 mil, o novo Renault 4 entra em produção no primeiro trimestre de 2025.
Leapmotor T03
O hatch elétrico chinês fez sua estreia para os europeus no Salão de Paris como um dos carros a bateria mais baratos do continente. Com porte de BYD Dolphin Mini, JAC e-JS1 e Renault Kwid E-Tech, o modelo da Leapmotor tem preço de 18.900 euros (quase R$ 116 mil na conversão direta).
Assim, o T03 fica na mesma faixa de Dolphin Mini e e-JS1, com preços de R$ 119.800 e R$ 126.900. A Stellantis pretende produzir o carrinho na fábrica de Tychy, na Polônia, onde até recentemente era feito o Fiat 500. Desse modo, o Leapmotor T03 pode ficar até mais barato para os europeus. Na China, por exemplo, parte de 49.900 yuans, o equivalente a R$ 39 mil.
Um pouco menor que o Renault Kwid E-Tech, o T03 é um subcompacto. São 3,62 metros de comprimento, 1,65 m de largura, 1,57 m de altura e 2,40 m de distância de entre-eixos. E porta-malas leva 210 litros.
Em relação ao desempenho, o hatch tem motor elétrico dianteiro capaz de gerar 95 cv e 16 mkgf de torque máximo. E bateria de 37,3 kWh. Segundo a Leapmotor, a aceleração de 0-100 km/h leva 12,7 segundos e a velocidade máxima chega a 130 km/h. Já a autonomia varia de 265 km no ciclo combinado até 395 km na cidade, conforme o padrão global WLTP.
Em relação aos equipamentos, a despeito da simplicidade da cabine, o T03 é bem servido. Destaque para os sistemas de assistência à condução semiautônoma nível 2. Bem como para o painel com duas telas, de 8″ para o quadro de instrumentos digital e de 10,1″ para o multimídia. O carrinho da Leapmotor tem ainda teto solar, câmera de ré e rodas de liga leve aro 15.
Volkswagen Tayron
Desenvolvido na China, o novo SUV médio da Volkswagen faz sua avant première na França, durante o Salão de Paris, como carro global. O modelo deve suceder o Tiguan Allspace no mercado brasileiro. Inclusive, tem chances de ter produção local na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).
Outro detalhe legal no VW Tayron: o SUV já estreia em versão híbrida (HEV) com motor 1.5 turbo a gasolina e outro elétrico. Juntos, geram 272 cv de potência máxima e oferecem bom desempenho, com aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 7 segundos. Tudo isso com um consumo reduzido e menos emissões. Por dentro, o Tayron lembra o novo Tiguan europeu, mas é maior e disponível em versões de 5 e 7 lugares.
Para se tornar um carro vendido em todo o mundo, o Tayron – que estava disponível apenas na China – será feito também nas fábricas da marca em Wolfsburg (Alemanha) e Puebla (México). Dessa forma, o novato tem grandes possibilidades de desembarcar no mercado brasileiro em meados de 2026. Também há chances de o modelo ser produzido no Brasil como um dos SUVs prometidos pela VW para os próximos anos, apesar de ser uma probabilidade mais remota.