Nas férias de fim de ano, muitos motoristas resolvem botar o pé na estrada. Porém, antes de pegar o carro e viajar, é essencial fazer a revisão preventiva. A checagem, a princípio, deve incluir análise do motor, pneus, sistema de iluminação, e por aí vai, para que o motorista não tenha surpresas ingratas pelo caminho. Sobretudo, é importante marcar o procedimento com antecedência e acompanhar de perto o trabalho do mecânico.
Cabe ressaltar que uma revisão simples, em um mecânico de confiança, dura média de meia hora. Contudo, caso seja necessário trocar uma peça, o trabalho pode se estender para um período (manhã ou tarde, por exemplo) ou até dias. Portanto, a fim de evitar dores de cabeça, o Jornal do Carro separou uma lista com 5 itens elementares para checar antes de pegar a estrada.
Faróis e limpadores
Os faróis podem ficar desregulados por inúmeros motivos como, por exemplo, a trepidação causada pelo asfalto ruim ou terreno acidentado, bem como o próprio tempo. Desse modo, confira todas as luzes antes de viajar, desde faróis, lanternas, setas e luzes de freio e neblina, até a iluminação interna do carro. Além de ser contra a lei rodar com o carro sem a iluminação adequada, garantir uma boa visibilidade é fundamental para a segurança na estrada.
Vale também conferir o estado das borrachas dos limpadores do para-brisas. As chuvas fortes são muito comuns no verão em quase em todo o País. E os limpadores vão garantir boa visibilidade e segurança para o motorista.
Pneus
Determinante para a segurança e para o bom consumo do carro, os pneus merecem atenção especial, e isso não vale só para a hora de viajar. Fazer o alinhamento e o balanceamento, bem como checar a cambagem torna-se essencial. Além disso, vale verificar o estado dos componentes, e se já atingiram a marca TWI – que indica que é hora de trocar. Pneus carecas podem dificultar o controle do carro em dias de chuva (gerando aquaplanagem, por exemplo), ou em vias mal pavimentadas, aumentando o risco de acidentes.
Outro detalhe fundamental é a calibragem. Pneus murchos geram maior consumo de combustível. Por isso, calibre-os de acordo com os valores indicados no manual do veículo. Uma dica é fazer esse procedimento logo que sair com o carro, pois quando os pneus esquentam, o ar se expande nas câmaras, e a leitura perde precisão. Isso, contudo, inclui o estepe. Verifique, também, as ferramentas, como o macaco hidráulico, chave de roda e triângulo de sinalização.
Sistema de freios e fluídos
O sistema de freios é outro ponto fundamental para garantir tranquilidade na estrada. Cheque as pastilhas (essenciais na desaceleração do veículo) e o fluído de freio. Este último garante a boa resposta da frenagem. Assim, verifique o nível e a validade.
Alinhamento e balanceamento
O alinhamento das rodas e pneus é essencial para quem vai viajar. Aliás, este cuidado deve ser tomado com frequência, mesmo fora da temporada. O procedimento serve para ajustar os ângulos das rodas, deixando-as retas em relação ao solo e ao volante.
Já o balanceamento, além de equilibrar o carro, também interfere no desempenho dos pneus. Quem deixa isso de lado – ou faz de forma incorreta – terá problemas com trepidação no volante e em outras partes do veículo, bem como pode perder o controle da direção.
Motor
A verificação do motor, evidentemente, não pode ficar de fora da revisão preventiva. É necessário se atentar ao óleo (nível, consistência e validade), afinal, só assim dá para garantir lubrificação das engrenagens e, consequentemente, evitar danos internos. Correia dentada e filtro do óleo também devem ser checados – e trocados, caso haja necessidade.
O nível da água, ou do líquido de arrefecimento, precisa estar na marca correta. Isso faz parte de um sistema que tem a função de manter o motor em temperatura ideal de trabalho, com o objetivo de evitar superaquecimento. Quando isso acontece, luzes se acendem no quadro de instrumentos. Confira, ainda, as velas – responsáveis por produzir a centelha que induz a queima da mistura do ar com o combustível nos cilindros do motor. Fique de olho, afinal, propulsor desregulado e peças gastas resultam em aumento do consumo de combustível, perda de desempenho e, sobretudo, comprometem a segurança.
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