manutenção
Bosch/Divulgação

Manutenção preventiva: como regularizar o carro antes de viajar nas férias

Veículo deve passar por manutenção constante que engloba desde cuidados com o motor até a checagem de luzes, freios, limpadores e pneus

Por Vagner Aquino 16 de dez, 2023 · 7m de leitura.

Em época de férias, a maioria pensa em fugir da rotina e aproveitar os dias de descanso longe de casa. Mas não basta reunir a família, os amigos e colocar o pé na estrada. Antes de viajar – ou curtir a própria cidade -, é necessário fazer a revisão no carro. Afinal, a manutenção preventiva sempre é mais vantajosa do que a corretiva. E se você não sabe o que checar, o Jornal do Carro separou algumas dicas.

Mesmo que o veículo não apresente nenhum problema, deve-se analisar todos os pontos a fim de prevenir eventuais problemas mecânicos. A princípio, fique atento ao prazo dado pelas montadoras para as revisões periódicas. Tudo está no manual do proprietário. Ademais, como a época de férias é um dos períodos com maior ocorrência de acidentes, além de prestar atenção ao volante, é preciso observar se há itens do carro que necessitam de reparos.

O check-list pode, assim, começar pelo o motor. Cheque o óleo lubrificante, tanto o nível e tonalidade quanto os períodos de trocas. Caso necessite trocar, siga as especificações sugeridas no manual do carro. A devida troca, enfim, exime o veículo de problemas de lubrificação e refrigeração.

Fique ligado no sistema de arrefecimento. Se você tem a necessidade de colocar água no radiador com frequência, algo está errado. Portanto, leve o carro em um mecânico de confiança. Aliás, caso haja necessidade, sempre espere o motor esfriar para colocar água e aditivo. Isso, em síntese, evita choque térmico – e há perigo de queimaduras. É importante, também, verificar as correias do alternador. Caso apresentem ressecamento ou algum tipo de dano, resta a substituição como único caminho.

Mais toques sobre mecânica

Ainda no propulsor, a revisão do sistema de ignição é parte fundamental para garantir uma boa viagem. Isso engloba velas, cabos e bobinas de ignição. Observe no manual do veículo qual quilometragem é indicada. “É recomendado que, ao trocar as velas de ignição, também sejam trocados os cabos para melhor performance do motor. Caso esse item esteja danificado, poderá danificar também as velas novas”, recomenda a Bosch. Esse cuidado, por fim, garante potência e, principalmente, consumo regular de combustível no motor.

Fora do motor

E não caia na estrada com pneus carecas, murchos ou com bolhas. Portanto, preste atenção se há desgaste no componente. Caso haja, faça o balanceamento de rodas e o alinhamento de direção. Seja como for, nunca é demais levar o carro a um centro automotivo para verificar o estado de amortecedores, molas, buchas e bandejas. E o sistema de freios requer cuidado com lonas, discos e pastilhas. Verifique ainda se está tudo em ordem com o fluido de freio.

Em diversas regiões do País, a época de verão traz chuvas. Portanto, é bom estar com os limpadores de para-brisa em dia. Cheque tanto seu funcionamento elétrico como o esguicho de água. E não se esqueça das palhetas, que merecem atenção periódica e trocas anuais.

manutenção
Sistema de iluminação do carro devem passar por checagem (Honda/Divulgação)

Lâmpadas

Dentre os itens que devem ser revisados está o sistema de iluminação. A orientação é checar o alinhamento dos faróis e suas regulagens, bem como manter as luzes em funcionamento adequado para garantir mais segurança e conforto. De acordo com Cesar Carvalhais, consultor técnico e comercial da Bosch, “também é necessário checar se as vedações das lentes dos faróis estão em bom estado para evitar a entrada de água e, consequentemente, danos e gastos desnecessários”.

Ademais, há outras dicas para manter as luzes do veículo em pleno funcionamento, como verificar pisca alerta, luz de neblina, setas, iluminação de placa e iluminação interna, bem como observar a cor da lente do farol. Se estiver amarelada ou opaca é necessário trocá-la. Inclusive, nunca passe produto químico no farol e evite adaptações. A fim de gerar mais conforto visual ao motorista, se faz necessário regular a intensidade das luzes do painel.

Equipamentos devem estar em dia também para casos de pane (Shutterstock)

Por fim, não despreze o sistema elétrico do carro. É importante saber como está a bateria. Se o veículo apresentar problemas de partida, observe a situação do componente e do alternador. E não se esqueça de checar estepe, triângulo, chave de roda e macaco. Tudo deve estar em perfeitas condições para caso de pane. Feito tudo isso, verifique a documentação do carro, abasteça (em postos de confiança, de preferência) e boa viagem!


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Newsletter Jornal do Carro

Complete seu cadastro para receber as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Cep inválido
CPF/CNPJ inválido
Telefone inválido
Tudo certo!

Seu cadastro foi enviado. Em breve você receberá as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.