Você está lendo...
Manutenção preventiva: como regularizar o carro antes de viajar nas férias
Manutenção

Manutenção preventiva: como regularizar o carro antes de viajar nas férias

Veículo deve passar por manutenção constante que engloba desde cuidados com o motor até a checagem de luzes, freios, limpadores e pneus

Vagner Aquino, especial para o Estadão

16 de dez, 2023 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

manutenção
É fundamental fazer check-up no veículo com regularidade, seguindo as recomendações das montadoras
Crédito:Bosch/Divulgação

Em época de férias, a maioria pensa em fugir da rotina e aproveitar os dias de descanso longe de casa. Mas não basta reunir a família, os amigos e colocar o pé na estrada. Antes de viajar – ou curtir a própria cidade -, é necessário fazer a revisão no carro. Afinal, a manutenção preventiva sempre é mais vantajosa do que a corretiva. E se você não sabe o que checar, o Jornal do Carro separou algumas dicas.



Mesmo que o veículo não apresente nenhum problema, deve-se analisar todos os pontos a fim de prevenir eventuais problemas mecânicos. A princípio, fique atento ao prazo dado pelas montadoras para as revisões periódicas. Tudo está no manual do proprietário. Ademais, como a época de férias é um dos períodos com maior ocorrência de acidentes, além de prestar atenção ao volante, é preciso observar se há itens do carro que necessitam de reparos.

O check-list pode, assim, começar pelo o motor. Cheque o óleo lubrificante, tanto o nível e tonalidade quanto os períodos de trocas. Caso necessite trocar, siga as especificações sugeridas no manual do carro. A devida troca, enfim, exime o veículo de problemas de lubrificação e refrigeração.

Publicidade


Fique ligado no sistema de arrefecimento. Se você tem a necessidade de colocar água no radiador com frequência, algo está errado. Portanto, leve o carro em um mecânico de confiança. Aliás, caso haja necessidade, sempre espere o motor esfriar para colocar água e aditivo. Isso, em síntese, evita choque térmico – e há perigo de queimaduras. É importante, também, verificar as correias do alternador. Caso apresentem ressecamento ou algum tipo de dano, resta a substituição como único caminho.

Mais toques sobre mecânica

Ainda no propulsor, a revisão do sistema de ignição é parte fundamental para garantir uma boa viagem. Isso engloba velas, cabos e bobinas de ignição. Observe no manual do veículo qual quilometragem é indicada. “É recomendado que, ao trocar as velas de ignição, também sejam trocados os cabos para melhor performance do motor. Caso esse item esteja danificado, poderá danificar também as velas novas”, recomenda a Bosch. Esse cuidado, por fim, garante potência e, principalmente, consumo regular de combustível no motor.

Fora do motor

E não caia na estrada com pneus carecas, murchos ou com bolhas. Portanto, preste atenção se há desgaste no componente. Caso haja, faça o balanceamento de rodas e o alinhamento de direção. Seja como for, nunca é demais levar o carro a um centro automotivo para verificar o estado de amortecedores, molas, buchas e bandejas. E o sistema de freios requer cuidado com lonas, discos e pastilhas. Verifique ainda se está tudo em ordem com o fluido de freio.


Em diversas regiões do País, a época de verão traz chuvas. Portanto, é bom estar com os limpadores de para-brisa em dia. Cheque tanto seu funcionamento elétrico como o esguicho de água. E não se esqueça das palhetas, que merecem atenção periódica e trocas anuais.

manutenção
Sistema de iluminação do carro devem passar por checagem (Honda/Divulgação)

Lâmpadas

Dentre os itens que devem ser revisados está o sistema de iluminação. A orientação é checar o alinhamento dos faróis e suas regulagens, bem como manter as luzes em funcionamento adequado para garantir mais segurança e conforto. De acordo com Cesar Carvalhais, consultor técnico e comercial da Bosch, “também é necessário checar se as vedações das lentes dos faróis estão em bom estado para evitar a entrada de água e, consequentemente, danos e gastos desnecessários”.


Ademais, há outras dicas para manter as luzes do veículo em pleno funcionamento, como verificar pisca alerta, luz de neblina, setas, iluminação de placa e iluminação interna, bem como observar a cor da lente do farol. Se estiver amarelada ou opaca é necessário trocá-la. Inclusive, nunca passe produto químico no farol e evite adaptações. A fim de gerar mais conforto visual ao motorista, se faz necessário regular a intensidade das luzes do painel.

Equipamentos devem estar em dia também para casos de pane (Shutterstock)

Por fim, não despreze o sistema elétrico do carro. É importante saber como está a bateria. Se o veículo apresentar problemas de partida, observe a situação do componente e do alternador. E não se esqueça de checar estepe, triângulo, chave de roda e macaco. Tudo deve estar em perfeitas condições para caso de pane. Feito tudo isso, verifique a documentação do carro, abasteça (em postos de confiança, de preferência) e boa viagem!


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.