O recall é quando uma empresa vem a público informar que seu produto ou serviço apresenta riscos aos consumidores, de acordo com o Ministério da Justiça. Ao mesmo tempo, esta mesma companhia recolhe produtos, esclarece fatos e apresenta soluções.
No caso dos automóveis, as marcas fazem esse comunicado e iniciam uma campanha de convocação para que os proprietários compareçam às concessionárias para solucionar o problema, geralmente crônico e identificado na linha de montagem.
E quais são os carros que mais passaram por recall nos últimos dez anos? Segundo o Procon-SP, o primeiro lugar é dividido por dois modelos, ambos de marcas do Grupo Stellantis: Ram 2500 e Jeep Grand Cherokee, com 20 campanhas cada. Na última posição do ranking há três modelos. Ou seja, o veterano, e fora de linha, Fiat Palio, o Toyota Corolla e o Land Rover Range Rover Sport, com 14. Veja o ranking:
Campanhas de recall
- Ram 2500 – 20
- Jeep Grande Cherokee – 20
- Fiat Uno – 18
- Volvo XC90 – 17
- Fiat Grand Siena – 16
- Ford Ranger – 16
- Porsche 911 – 15
- Toyota Corolla – 14
- Fiat Palio – 14
- Land Rover Range Rover Sport- 14
O último recall da Ram 2500, por exemplo, foi em março do ano passado. O defeito foi nas setas e/ou do farol alto, que poderiam ligar involuntariamente. A fabricante disse à época que a solução era uma simples atualização de software nas concessionárias. O problema afetava diversas modelos, como Classic 2023, 2500 ano/modelo 2023 e 2024 e 3500 também ano/modelo 2023 e 2024.
Recall e mais recalls
Por outro lado, o Volvo XC90 teve diversas campanhas nos últimos anos. Desde verificação e eventual reaperto dos parafusos de fixação dos cintos de segurança dos assentos da segunda fileira de bancos, passando por atualização da central eletrônica do motor até a fixação das juntas do parafuso da haste
que conecta o pedal do freio ao servofreio — este último foi em outubro do ano passado.
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Por fim, a Ranger, só em 2024, teve nada menos que quatro companhas. Uma afetava modelos fabricados entre 2005 e 2012. O restante já acomete a nova geração da picape média. No último mês de junho, as versões XLT e Limited apresentaram um problema na lâmina interna do para-brisa do lado do passageiro, próxima à região do retrovisor interno, que pode começar a ter uma pequena erosão.
Já a última, em novembro do ano passado, é um pouco mais grave. Um defeito no suporte superior da suspensão dianteira esquerda pode fazer a peça se romper. A marca então fez uma chamamento preventivo para analisar a questão a cada exemplar e substituir o componente se necessário.
Talvez o caso mais famoso seja o dos airbags da Takata, que afetou dezenas de milhões de veículos de diversas marcas no mundo todo. No Brasil, inclusive, houve uma vítima do defeito em um Honda Civic. Mas o problema afetou também modelos da Toyota, Volkswagen, Fiat, entre outras.
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