Depois da apresentação em dezembro (baseado em um conceito de 2023), a Toyota iniciou as vendas de seu novo SUV, o bZ3X. Como a China tem se tornado referência quando o assunto é veículo elétrico mais em conta, o modelo foi desenvolvido em parceria com a GAC. É uma medida que muitas montadoras tradicionais têm adotado, se juntar a marcas chinesas para se tornarem competitivas nesse mercado.
A surpresa é que, logo que abriu as reservas, mais de 10 mil pedidos pipocaram nos sistemas da Toyota na primeira hora. Toda essa popularidade fez com que o site da marca até saísse do ar. Mas em uma análise sobre o custo-benefício do modelo, fica fácil entender por que o interesse pelo bZ3X foi tão maciço.
A começar pelo preço, principal chamariz para a grande procura. Lembrando que as vendas do SUV estão restritas à China nesse primeiro momento. Ele parte de 109.800 yuan, o equivalente a pouco mais de R$ 88 mil na conversão direta. Considerando seu tamanho e lista de equipamentos, por exemplo, é um valor extremamente competitivo.

Mais detalhes sobre o Toyota bZ3X
Chamada 430 Air, a versão de entrada tem bateria de 50,03 kWh, o que garante autonomia de 430 de acordo com a Toyota – no “generoso” ciclo chinês CTLC, é importante frisar. A configuração acima, 430 Air+, traz as mesmas características, mas com lista de equipamentos mais completa. Sai por 119.800 yuan (cerca de R$ 96 mil).
Já a 520 Pro, de 120.980 yuan (R$ 97 mil), e a 520 Pro+, por 139.800 yuan (R$ 112 mil), vêm com uma bateria maior, de 58,37 kWh. Desse modo, o alcance, também no CLTC, é de 520 km. Todas têm em comum o motor elétrico dianteiro de 204 cv. Por fim, a 610 Max, com bateria de 67,92 kWh e motor de 224 cv, chega a rodar 610 km, como indica o nome. O preço inicial é de 159.800 yuan – aproximadamente R$ 128 mil.

Nas medidas, o bZ3X tem 4,60 metros de comprimento, 1,87 m de largura, 1,64 m de altura e bons 2,76 m de entre-eixos. Por dentro, o SUV traz painel de instrumentos digital de 8,8”, central multimídia de 14,6” e sistema de som Yamaha com 11 alto-falantes. Conforme a versão, o modelo recebe equipamentos como sistemas de assistência à condução com 11 câmeras, 12 radares ultrassônicos, três radares de ondas milimétricas e um LiDAR.
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