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Toyota prepara lançamento de novo SUV elétrico de entrada global da marca
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Toyota prepara lançamento de novo SUV elétrico de entrada global da marca

Novo SUV elétrico da Toyota pode se chamar bZ3X, ter dois motores elétricos e autonomia de 600 km; modelo deve ser lançado já em 2024

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

26 de set, 2023 · 4 minutos de leitura.

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toyota
Novas baterias em estado sólido da Toyota devem chegar aos modelos da marca até 2028
Crédito:Divulgação/Toyota

A Toyota prometeu lançar dez carros elétricos até 2026. Em abril, a marca japonesa apresentou dois desses modelos, sendo um SUV e um Crossover. Pois agora, a montadora planeja investir em um novo SUV elétrico de entrada global. Até o momento, não há muitas informações sobre o utilitário. Entretanto, há rumores que indicam que ele deve se chamar bZ3X. Seja como for, o novo modelo deve estrear no mercado já em 2024, com possibilidade de ser apresentado ainda neste ano no Salão de Los Angeles, que acontece em novembro.

Tal como acontece no bZ4x e no sedã bZ3, conhecido como “Corolla elétrico”, o novo SUV deve utilizar a plataforma e-TNGA da Toyota. A responsável por alimentar o sistema elétrico, por sua vez, é a bateria Blade da BYD. Esta pode oferecer entre 50 kWh e 100 kWh. Dessa forma, a autonomia pode chegar a cerca de 600 km. Embora a marca mantenha as informações em segredo, espera-se que o bZ3X seja equipado com dois motores elétricos com potência de 180 cv e 204 cv.



Toyota bZ
Divulgação/Toyota

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Como será o novo SUV elétrico da Toyota?

Em termos de design, o novo SUV elétrico terá uma forte inspiração no conceito elétrico bZ Compact. O modelo apareceu pela primeira vez durante o Salão de Los Angeles em 2022. Até a data de lançamento, o conceito ainda passará por mudanças no visual. No entanto, é claro que o SUV seguirá a nova linguagem da Toyota, porém com linhas mais minimalistas.

Seja como for, o conceito revela uma dianteira com estilo futurista. Os faróis realçam a nova assinatura visual. Assim como no híbrido Prius, por exemplo, o conjunto óptico é conectado por topo o capô. Ele chega a invadir a parte superior do para-choques, que possui um desenho tridimensional. Caso siga com essa proposta, o SUV elétrico terá, então, formas aerodinâmicas, o que pode auxiliar no desempenho e na eficiência energética.

Toyota
Toyota/Divulgação

A traseira, da mesma forma, exibe design moderno, com caimento no teto que lembra um cupê e as lanternas conectadas. Em seguida, há um vinco no porta-malas que reforça a robustez visual. O estilo lembra o do híbrido C-HR, que não veio ao Brasil. Se realmente for o próximo modelo elétrico da Toyota, o bZ3X será o terceiro modelo da família, ao lado do sedã bZ3 e do SUV bZ4X.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.