Você está lendo...
Veja como será o novo VW New Beetle
Lançamentos

Veja como será o novo VW New Beetle

Segunda geração do VW terá linhas com mais agressividade, além de espaço interno ampliado. A Volkswagen lançará o modelo em 2012. No geral, as linhas estão mais esportivas.New Beetle continuará sendo feito i em Puebla, México

13 de out, 2010 · 2 minutos de leitura.

Publicidade

 Veja como será o novo VW New Beetle

Finalmente os espiões da agência Carparazzi conseguiram flagrar a segunda geração do New Beetle, que a Volkswagen lançará em 2012. Já não era sem tempo, pois o sucessor (no visual) do saudoso Fusca começou a ser fabricado em 1998. O carro foi pioneiro na onda de releituras automotivas, que inclui, por exemplo, o Mini da BMW, reeditado em 2001.

Desse modo, vão se confirmar as palavras de Stefan Jacoby, chefão da marca alemã nos Estados Unidos, um dos principais mercados do New Beetle. Há um ano, o executivo afirmou que a nova geração do modelo seria mais atraente para os homens.Na época, Jacoby anunciou também que o espaço no banco traseiro, um dos pontos negativos do carro, seria aumentado.

(Fotos: Carparazzi)

Pelas fotos, dá para perceber que a carroceria está mais longa e baixa do que a anterior. Bem truncada, a traseira lembra a do primeiro “besouro”. No geral, as linhas estão mais esportivas. A Carparazzi informa que os motores serão os mesmos do Jetta, igualmente feito em Puebla (México). No caso, 2.0 de 115 cv, 2.5 (170 cv) e 2.0 turbo (200 cv). Poderá haver opções a diesel e até uma versão híbrida.

Publicidade


Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Pneus murchos afetam desempenho e aumentam consumo

Calibragem deve ser feita toda semana com a pressão indicada pelo manual do proprietário do veículo

24 de jun, 2024 · 2 minutos de leitura.

A calibragem dos pneus é uma tarefa tão simples e, ao mesmo tempo, muito importante. Por isso, precisa ser realizada semanalmente. Além disso, deve seguir a pressão indicada pelo fabricante do veículo.

Normalmente, essa informação fica no manual do proprietário ou em algum lugar mais acessível do carro. Por exemplo: no batente da porta do motorista, bem como na parte de dentro da portinhola do tanque de combustível.

“Pneus com pressão abaixo da ideal atrapalham o desempenho, aumentam o consumo de combustível e comprometem a estabilidade e a segurança do veículo”, explica Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

O que acontece com os pneus descalibrados?

Nessas condições, a borracha que entra em contato com o solo é maior do que deveria. “Isso eleva a temperatura do pneu e prejudica a durabilidade dos componentes da suspensão, assim como o próprio pneu”, explica.

Além do mais, com os pneus murchos, a banda de rodagem acaba cedendo. Com isso, somente as faixas externas e internas entram em contato com o piso. Assim, o desgaste fica totalmente irregular.

O pneu com mais área de contato com o solo amplia o esforço do motor, que vai gastar mais combustível. Em média, rodas descalibradas aumentam o consumo de combustível em 10% a 20%, podendo chegar a 50% em casos extremos.

Da mesma forma, estudos da NHTSA, órgão de segurança do trânsito dos Estados Unidos, demonstram que rodar com pneus subinflados ou gastos multiplica em até três vezes o risco de acidente. Isso porque os pneus afetam diretamente a frenagem, fazendo o carro se arrastar por uma distância maior do que deveria.

Pneus com pressão acima da ideal

Mas tome cuidado, pois o contrário também pode ser prejudicial. Pneus inflados acima da pressão recomendada deixam apenas a parte central em maior contato com o solo. Com isso, o desgaste será, da mesma maneira, irregular. Consequentemente, eles ficarão mais suscetíveis a furos.

“A pressão excessiva reduz a capacidade de frenagem, a dirigibilidade e, inclusive, a estabilidade em curvas e condições de rodagem”, diz Gomes.

Pneus cheios de ar ficam mais duros. Dessa forma, o carro tende a pular mais ao passar em obstáculos. Assim, afetam o trabalho da suspensão e, portanto, o conforto de quem está a bordo.

Então, é importante seguir algumas dicas para encher os pneus:

  • Procure calibrar sempre com os pneus frios. Quando estão mais quentes depois de rodar muitos quilômetros, eles tendem a ficar mais cheios do que realmente aparentam, devido à expansão do ar. Por isso, faça a calibragem logo de manhã.
  • Siga a recomendação do fabricante. Lembre-se de que a pressão não é única. Ela varia conforme o uso. Se for viajar com o porta-malas cheio, a pressão nos pneus traseiros é sempre um pouco maior.
  • O ideal é calibrar os pneus uma vez por semana. Contudo, se você costuma rodar pouco, faça isso após abastecer o carro.

Não se esqueça do estepe. Não é necessário calibrá-lo toda semana. Entretanto, é melhor deixá-lo em ordem para usar em caso de emergência.