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Lamborghini Aventador J: tudo pela leveza
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Lamborghini Aventador J: tudo pela leveza

Versão conversível do superesportivo lançado ano passado é definido pela fabricante como o carro sem capota "mais radical" de sua história. Motor V12 de 6,5 litros tem 691 cv. Não há teto nem sistema de ar-condicionado, para reduzir o peso...

06 de mar, 2012 · 2 minutos de leitura.

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 Lamborghini Aventador J: tudo pela leveza

A Lamborghini mostra no Salão de Genebra o Aventador J, versão conversível do superesportivo lançado ano passado e definido como o carro sem capota “mais radical” de sua história. O nome faz dupla referência: a primeira, ao regulamento de carros de corrida da FIA (Federação Internacional do Automóvel); o apêndice J define as especificações desses carros. Também se refere ao Jota, de 1970, versão modificada do Miura da qual foi feito apenas um carro.

Uli Deck/EFE

Com apenas dois lugares, o Aventador J não tem sistema de ar-condicionado nem teto (ainda que retrátil) – tudo para reduzir o peso. O motor é o mesmo V12 de 6,5 litros, com 691 cv, ao qual está acoplada a caixa de câmbio automatizada de sete marchas.

Foto: Martial Trezzini/EFE

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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Energia solar se integra ao sistema de recarga do veículo elétrico

Como as placas fotovoltaicas ajudam a realimentar as baterias e a reduzir os custos do consumo de energia?

17 de jun, 2024 · 2 minutos de leitura.

A energia solar tem se mostrado uma ótima alternativa para a recarga de veículos elétricos. Afinal, ela possibilita o carregamento do automóvel em casa ou em outro local com estrutura fotovoltaica.

“É importante observar que o tamanho da bateria do carro pode influenciar diretamente no dimensionamento dos painéis necessários”, diz Fabio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). “Cada modelo possui uma capacidade de armazenamento diferente, o que impacta no sistema ideal para fazer a recarga.”

A eletricidade gerada nos painéis solares está no formato de corrente contínua (CC). Mas a maioria dos aparelhos elétricos usa a chamada corrente alternada (CA). Daí a necessidade do inversor solar. 

Como o nome indica, esse aparelho é responsável por converter a eletricidade em corrente contínua dos painéis em alternada. Dessa maneira, permite que a bateria do carro elétrico seja realimentada.

Vantagens

“Se for superior ao consumo, a energia gerada poderá ser armazenada em baterias. Ou, dependendo do tipo de sistema, é enviada de volta para a rede elétrica”, explica Delatore.

Ele destaca que o número de placas solares está diretamente ligado à potência necessária para o sistema atender às necessidades do local. Quanto mais placas, maior a potência do sistema.

“Dependendo do ponto onde as placas serão instaladas – no telhado, por exemplo –, o espaço disponível pode limitar a quantidade de painéis solares”, afirma.

Além de reduzir as emissões de CO2 associadas à geração de eletricidade, a integração de módulos fotovoltaicos aos carros elétricos diminui os custos e a frequência de recarga das baterias.

Assim, a energia solar baixa os custos de recarga em até 74% em comparação aos veículos com motor a combustão, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Veja outras vantagens para recarregar o carro elétrico com painéis solares:

  • Economia. Os custos de carga das baterias podem ser drasticamente reduzidos, chegando a praticamente zero quando se utiliza energia solar.
  • Sustentabilidade. A energia fotovoltaica é renovável e limpa, contribuindo para a redução do impacto ambiental associado ao transporte.
  • Contra aumentos. Em época de estiagem e aumentos nas tarifas de luz, o sistema fotovoltaico ajuda a diminuir os custos.
  • Vida útil. Alguns painéis solares possuem garantia de 12 anos contra defeito de fabricação e 25 anos de garantia de produção linear de energia.

Algumas empresas de logística vão além. Elas estão instalando painéis solares na própria superfície dos veículos elétricos de sua frota. Então, essa tecnologia consegue transferir diretamente a energia para as baterias.