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Carros de luxo estão em promoção
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Carros de luxo estão em promoção

Concessionárias Audi, Volvo, Mercedes e Mini oferecem descontos e condições especiais para veículos

22 de fev, 2014 · 5 minutos de leitura.

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 Carros de luxo estão em promoção
Prestes a mudar de geração, Classe C sai por R$ 109.900

“Compre um Chevrolet Camaro e leve um (scooter) Honda PCX”. O anúncio pode parecer estranho, mas a oferta da Primarca (2172-7300) concessionária em São Caetano do Sul, no ABC, para promover o “muscle car” deu certo. “Logo vendemos a unidade 2013/14 que estava aqui”, diz um vendedor.

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Para o gerente de negócios da consultoria Jato Dynamics, Milad Neto, a oportunidade pode ser boa para quem pretende entrar no segmento de luxo. “Os descontos nessa época do ano são interessantes, especialmente se as mudanças nas linhas não forem muito grandes.”

Há muitas lojas com ações para desovar carros 2013. Na Volvo Autostar (3825-5929), na zona oeste, a versão T4, de entrada, do V40 2013/14 pode ser adquirida por R$ 113 mil. Na tabela o hatch parte de R$ 122.950.


E tem mais: o pagamento pode ser feito em 12 vezes sem juros, com entrada de 60%. Mas só há modelos preto e prata. Para tons como vermelho e azul, a espera chega a 60 dias e a autorizada não garante os descontos.

NOVA LINHA

A próxima geração do Cooper chega ao Brasil em julho. Enquanto isso, as concessionárias Mini tentam queimar o estoque do carro “velho”. Na Caltabiano (3092-1000), na zona oeste, a versão de entrada, One, com câmbio automático, que custava R$ 82.950, agora sai a R$ 72.950. Já o Cooper S Exclusive, que partia de R$ 103.950, é oferecido a R$ 89.950. Há uma unidade no estoque. Os descontos são para modelos 2013/13.


A Mercedes-Benz é outra que oferece um bom negócio. Enquanto a nova geração do Classe C não chega – a estreia está prevista para junho – a marca oferece facilidades para o pagamento do modelo anterior. Na Comark (2122-0900), autorizada na zona sul, a versão de entrada do sedã sai a R$ 109.900 e a opção com o pacote Turbo Vision é vendida a R$ 115.900. O pagamento pode ser feito com sinal de 60% do valor do carro e o saldo, parcelado em 24 vezes sem juros. Na tabela, o três-volumes parte de R$ 125.900.

ZERO-KM ‘NOVO’


Até o fim do mês, toda a linha Audi está em oferta e pode ser paga em até 12 vezes sem juros com sinal de 50% – até o recém-lançado A3 Sedan. O preço promocional do novato é de R$ 116 mil, ante os R$ 126.400 da tabela “normal”.

Difícil é achar o novo compacto. Na Eurobike (3627-3000), na zona sul, havia apenas uma unidade disponível. Equipado com navegador GPS, o carro sai por R$ 126 mil.


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Oficina Mobilidade

Testes de colisão validam a segurança de um carro; entenda como são feitos

Saiba quais são os critérios utilizados para considerar um automóvel totalmente seguro ou não

03 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Na hora de comprar um carro zero-quilômetro, muitos itens são levados em conta pelo consumidor: preço, complexidade de equipamentos, consumo, potência e conforto. Mas o ponto mais importante que deve ser considerado é a segurança. E só há uma maneira de verificar isso: os testes de colisão.

A principal organização que realiza esse tipo de avaliação com os automóveis vendidos na América Latina é a Latin NCAP, que executa batidas frontal, lateral e lateral em poste, assim como impactos traseiro e no pescoço dos ocupantes. Há também a preocupação com os pedestres e usuários vulneráveis às vias, ou seja, pedestres, motociclistas e ciclistas.

“Os testes de colisão são absolutamente relevantes, porque muitas vezes são a única forma de comprovar se o veículo tem alguma falha e se os sistemas de segurança instalados são efetivos para oferecer boa proteção”, afirma Alejandro Furas, secretário-geral da Latin NCAP.

As fabricantes também costumam fazer testes internos para homologar um carro, mas com métodos que divergem do que pensa a organização. Furas destaca as provas virtuais apresentadas por algumas marcas.

“Sabemos que as montadoras têm muita simulação digital, e isso é bom para desenvolver um carro, mas o teste de colisão não somente avalia o desenho do veículo, como também a produção. Muitas vezes o carro possui bom design e boa engenharia, mas no processo de produção ele passa por mudanças que não coincidem com o desenho original”, explica. 

Além das batidas, há os testes de dispositivos de segurança ativa: controle eletrônico de estabilidade, frenagem autônoma de emergência, limitador de velocidade, detecção de pontos cegos e assistência de faixas. 

O resultado final é avaliado pelos especialistas que realizaram os testes. A nota é dada em estrelas, que vão de zero a cinco. Recentemente, por exemplo, o Citroën C3 obteve nota zero, enquanto o Volkswagen T-Cross ficou com a classificação máxima de cinco estrelas.

O que o carro precisa ter para ser seguro?

Segundo a Latin NCAP, para receber cinco estrelas, o veículo deve ter cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça em todos os assentos e, no mínimo, dois airbags frontais, dois laterais ao corpo e dois laterais de cabeça e de proteção para o pedestre. 

“O carro também precisa ter controle eletrônico de estabilidade, ancoragens para cadeirinhas de crianças, limitador de velocidade, detecção de ponto cego e frenagem autônoma de emergência em todas as suas modalidades”, revela Furas.

Os testes na América Latina são feitos à custa da própria Latin NCAP. O dinheiro vem principalmente da Fundação Towards Zero Foundation, da Fundação FIA, da Global NCAP e da Filantropias Bloomberg. Segundo o secretário-geral da entidade, em algumas ocasiões as montadoras cedem o veículo para testes e se encarregam das despesas. Nesses casos, o critério utilizado é o mesmo.

“Na Europa as fabricantes cedem os carros sempre que lançam um veículo”, diz Furas. “Não existe nenhuma lei que as obrigue a isso, mas é como um compromisso, um entendimento do mercado. Gostaríamos de ter esse nível aqui na América Latina, mas infelizmente isso ainda não ocorre.”