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Segurança dá vitória ao estreante Up!
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Segurança dá vitória ao estreante Up!

Modelo da Volkswagen é eleito o melhor carro do Brasil na categoria de hatches compactos

27 de ago, 2014 · 3 minutos de leitura.

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 Segurança dá vitória ao estreante Up!
Up! foi o único do segmento que recebeu nota máxima em teste de colisão

Com a missão de ocupar o espaço deixado pelo Gol G4, o Volkswagen Up! chegou às ruas brasileiras no primeiro bimestre com nota máxima no teste de segurança da organização independente Latin NCAP. Este é um dos motivos que o levaram a derrotar os rivais no segmento mais importante do País. Agilidade e economia também são destaques do compacto, que tem tabela inicial de R$ 27.190.

Outro diferencial do Up! é o câmbio automatizado I-Motion. Considerando os modelos 1.0 fabricados no País, o VW é o primeiro a ter versão que dispensa o pedal de embreagem.

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O Up! traz motor 1.0 de três cilindros, flexível, de até 82 cv. São 2 cv a mais que o Hyundai HB20, o vencedor de 2013. O propulsor deixa o VW superior ao carro produzido em Piracicaba (SP) na aceleração de 0 a 100 km/h, que ele cumpre em 12,4 segundos, ante os 14,9 s do concorrente.

Tanto na opção equipada com a transmissão manual quanto na automatizada, o Up! se mostra ideal para rodar na cidade, principalmente por ter as primeiras relações de marchas mais curtas.

Entre os pontos fracos do Up! está o acerto da suspensão. Muito firme, faz com que o carro passe segurança, mas negligencia o conforto. A qualidade do acabamento interno também deixa a desejar, principalmente no caso das versões de topo, que custam mais de R$ 40 mil.

PRÓS:

Motor

Propulsor de três cilindros é mais forte e potente que o dos rivais 1.0. Por isso, dá muito agilidade ao leve carrinho

CONTRAS:

Preço

Nas opções de topo, o compacto tem preço acima de R$ 40 mil. Dá para comprar um hatch com acabamento melhor

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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Testes de colisão validam a segurança de um carro; entenda como são feitos

Saiba quais são os critérios utilizados para considerar um automóvel totalmente seguro ou não

03 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Na hora de comprar um carro zero-quilômetro, muitos itens são levados em conta pelo consumidor: preço, complexidade de equipamentos, consumo, potência e conforto. Mas o ponto mais importante que deve ser considerado é a segurança. E só há uma maneira de verificar isso: os testes de colisão.

A principal organização que realiza esse tipo de avaliação com os automóveis vendidos na América Latina é a Latin NCAP, que executa batidas frontal, lateral e lateral em poste, assim como impactos traseiro e no pescoço dos ocupantes. Há também a preocupação com os pedestres e usuários vulneráveis às vias, ou seja, pedestres, motociclistas e ciclistas.

“Os testes de colisão são absolutamente relevantes, porque muitas vezes são a única forma de comprovar se o veículo tem alguma falha e se os sistemas de segurança instalados são efetivos para oferecer boa proteção”, afirma Alejandro Furas, secretário-geral da Latin NCAP.

As fabricantes também costumam fazer testes internos para homologar um carro, mas com métodos que divergem do que pensa a organização. Furas destaca as provas virtuais apresentadas por algumas marcas.

“Sabemos que as montadoras têm muita simulação digital, e isso é bom para desenvolver um carro, mas o teste de colisão não somente avalia o desenho do veículo, como também a produção. Muitas vezes o carro possui bom design e boa engenharia, mas no processo de produção ele passa por mudanças que não coincidem com o desenho original”, explica. 

Além das batidas, há os testes de dispositivos de segurança ativa: controle eletrônico de estabilidade, frenagem autônoma de emergência, limitador de velocidade, detecção de pontos cegos e assistência de faixas. 

O resultado final é avaliado pelos especialistas que realizaram os testes. A nota é dada em estrelas, que vão de zero a cinco. Recentemente, por exemplo, o Citroën C3 obteve nota zero, enquanto o Volkswagen T-Cross ficou com a classificação máxima de cinco estrelas.

O que o carro precisa ter para ser seguro?

Segundo a Latin NCAP, para receber cinco estrelas, o veículo deve ter cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça em todos os assentos e, no mínimo, dois airbags frontais, dois laterais ao corpo e dois laterais de cabeça e de proteção para o pedestre. 

“O carro também precisa ter controle eletrônico de estabilidade, ancoragens para cadeirinhas de crianças, limitador de velocidade, detecção de ponto cego e frenagem autônoma de emergência em todas as suas modalidades”, revela Furas.

Os testes na América Latina são feitos à custa da própria Latin NCAP. O dinheiro vem principalmente da Fundação Towards Zero Foundation, da Fundação FIA, da Global NCAP e da Filantropias Bloomberg. Segundo o secretário-geral da entidade, em algumas ocasiões as montadoras cedem o veículo para testes e se encarregam das despesas. Nesses casos, o critério utilizado é o mesmo.

“Na Europa as fabricantes cedem os carros sempre que lançam um veículo”, diz Furas. “Não existe nenhuma lei que as obrigue a isso, mas é como um compromisso, um entendimento do mercado. Gostaríamos de ter esse nível aqui na América Latina, mas infelizmente isso ainda não ocorre.”