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Festa do tomate danifica carro do Google
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Festa do tomate danifica carro do Google

Veículo faz parte do sistema Street View e foi avariado por participantes de um tradicional evento na Espanha

27 de ago, 2015 · 2 minutos de leitura.

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 Festa do tomate danifica carro do Google
Google não soube dizer se será possível

O Google informou que um dos seus veículos que fazem parte do sistema Street View – que recolhe imagens em 360º de localidades e ruas e as exibe na internet – foi avariado durante a Tomatina, tradicional festa do tomate na cidade de Buñol, na Espanha.

No evento, os participantes se vestem de branco e fazem uma “guerra” de tomates nas ruas da cidade. O veículo do Google estava coletando imagens da Tomatina no momento da ocorrência.

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Os danos causados ao carro foram em razão de alguns participantes mais exaltados terem subido no veículo. De acordo com um comunicado do Google, para-brisa, retrovisores e as câmeras que ficam instaladas no teto do carro foram danificados. Além disso, há amassados decorrentes de tapas e chutes na carroceria.

O Google decidiu fotografar a festa por c ausa do aniversário de 70 anos da Tomatina. Agora, a empresa informa que não sabe se será possível resgatar as imagens das câmeras destruídas.

Neste ano, a Tomatina reuniu mais de 22 mil pessoas e 150 toneladas de tomates.


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Energia solar se integra ao sistema de recarga do veículo elétrico

Como as placas fotovoltaicas ajudam a realimentar as baterias e a reduzir os custos do consumo de energia?

17 de jun, 2024 · 2 minutos de leitura.

A energia solar tem se mostrado uma ótima alternativa para a recarga de veículos elétricos. Afinal, ela possibilita o carregamento do automóvel em casa ou em outro local com estrutura fotovoltaica.

“É importante observar que o tamanho da bateria do carro pode influenciar diretamente no dimensionamento dos painéis necessários”, diz Fabio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). “Cada modelo possui uma capacidade de armazenamento diferente, o que impacta no sistema ideal para fazer a recarga.”

A eletricidade gerada nos painéis solares está no formato de corrente contínua (CC). Mas a maioria dos aparelhos elétricos usa a chamada corrente alternada (CA). Daí a necessidade do inversor solar. 

Como o nome indica, esse aparelho é responsável por converter a eletricidade em corrente contínua dos painéis em alternada. Dessa maneira, permite que a bateria do carro elétrico seja realimentada.

Vantagens

“Se for superior ao consumo, a energia gerada poderá ser armazenada em baterias. Ou, dependendo do tipo de sistema, é enviada de volta para a rede elétrica”, explica Delatore.

Ele destaca que o número de placas solares está diretamente ligado à potência necessária para o sistema atender às necessidades do local. Quanto mais placas, maior a potência do sistema.

“Dependendo do ponto onde as placas serão instaladas – no telhado, por exemplo –, o espaço disponível pode limitar a quantidade de painéis solares”, afirma.

Além de reduzir as emissões de CO2 associadas à geração de eletricidade, a integração de módulos fotovoltaicos aos carros elétricos diminui os custos e a frequência de recarga das baterias.

Assim, a energia solar baixa os custos de recarga em até 74% em comparação aos veículos com motor a combustão, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Veja outras vantagens para recarregar o carro elétrico com painéis solares:

  • Economia. Os custos de carga das baterias podem ser drasticamente reduzidos, chegando a praticamente zero quando se utiliza energia solar.
  • Sustentabilidade. A energia fotovoltaica é renovável e limpa, contribuindo para a redução do impacto ambiental associado ao transporte.
  • Contra aumentos. Em época de estiagem e aumentos nas tarifas de luz, o sistema fotovoltaico ajuda a diminuir os custos.
  • Vida útil. Alguns painéis solares possuem garantia de 12 anos contra defeito de fabricação e 25 anos de garantia de produção linear de energia.

Algumas empresas de logística vão além. Elas estão instalando painéis solares na própria superfície dos veículos elétricos de sua frota. Então, essa tecnologia consegue transferir diretamente a energia para as baterias.