A Alpine está oficialmente de volta. A icônica fabricante francesa irá começar a pré-venda da versão Première Edition de seu novo esportivo no início de 2017. A série especial de lançamento é limitada a 1.955 unidades, que serão entregues aos compradores europeus apenas no fim do ano.
Por enquanto, a Renault, que fabricará o esportivo, ainda faz mistério sobre os detalhes técnicos do novo carro. A marca informa apenas que ele deve acelerar de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e custará entre 55 mil e 60 mil euros na França – até R$ 215 mil em conversão direta. As linhas do novo modelo já foram antecipadas pelo conceito Vision, mostrado no início do ano.
História. A Alpine foi fundada em 1955 (daí a tiragem da série especial do novo modelo) para fabricar modelos esportivos com motores da Renault e chegou a fazer carros no Brasil. Por aqui, o conhecido Willys Interlagos foi produzido sob licença da Renault entre 1961 e 1964. Trata-se do primeiro esportivo nacional.
Ele era a versão brasileira do Alpine A108, e usava um motor traseiro de quatro cilindros e 1 litro, que rendia apenas 70 cv. Mesmo sendo bem leve, pesando menos de 600 kg, o desempenho era apenas mediano – ele não passava dos 160 km/h e acelerava de 0 a 100 km/h em cerca de 14 segundos. No entanto, o visual do esportivo e as somente 822 unidades produzidas no País fizeram dele um valioso clássico nacional.
Na Europa, o A108 ainda evoluiu e deu origem ao A110, que ganhou fama ao vencer Porsche, Lancia e Ford duas vezes no Campeonato Mundial de Rali, em 1971 e 1973. As versões de rua chegaram a oferecer motores de até 130 cv e eram capazes de ultrapassar os 200 km/h.
A Alpine ainda fabricou carros até 1995, quando a Renault encerrou as atividades da marca. O último modelo foi produziro foi o A610, lançado em 1991, que usava motor V6 turbinado com até 280 cv. Era capaz de atingir os 290 km/h.
Veja abaixo o conceito Vision em ação: