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Mecânica para mulheres, motos e antigos
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Mecânica para mulheres, motos e antigos

Amanhã, a Caltabiano Toyota oferece um curso básico de mecânica para mulheres. No domingo, evento no bairro da Mooca promete reunir motociclistas por um trânsito mais pacífico. Na terça, o Auto Show Collection leva ao Sambódromo a décima edição do...

27 de jul, 2012 · 4 minutos de leitura.

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 Mecânica para mulheres, motos e antigos

Amanhã (28/7), a Caltabiano Toyota oferece um curso básico de mecânica para mulheres. Entre os tópicos apresentados estão a medição do nível de óleo do motor, calibragem dos pneus, uso do ponto morto e outras dicas. O curso, gratuito, será dado das 8h30 às 12h, nas duas unidades da concessionária: Pacaembu (Av. Pacaembu, 380, tel. 3660-3088) e Morumbi (Av. Eng. Luís Carlos Berrini, 1351, tel. 5502-2539).

No domingo (29/7), três eventos em um no bairro da Mooca prometem reunir motociclistas por um trânsito mais pacífico. Às 10h, será realizada uma missa na Paróquia de San Gennaro, na rua San Gennaro. Às 11h30, carros e motos sairão pelas ruas do bairro atrás de um carro de som, que transmitirá mensagens educativas. Às 12h30, de volta à Paróquia, será servida a Macarronada do Motociclista, ao som de uma banda de rock. A entrada, de 1 kg de alimento não-perecível, será revertida a uma creche da região.

Já na terça-feira (31/7), o Auto Show Collection leva ao Sambódromo a décima edição do Chrysler Night. O desfile de carros fará um retrospecto dos modelos fabricados pela marca norte-americana, desde os primeiros brasileiros, como o Regente e o Esplanada, até os Dodge equipados com motor V8, como Dart, Charger, Magnum e LeBaron, passando por importados como um Plymouth GTX 1969. O desfile começa às 21h30. Ao lado da pista principal, uma área reservada expõe centenas de modelos antigos, nacionais e importados, à venda. O evento acontece no Pavilhão de Exposições Anhembi, na Av. Olavo Fontoura, 1209, com entrada pelo portão 38. Preços: R$ 5 (visitantes no carro), R$ 10 (motos), R$ 15 (pedestres) e R$ 20 (carros). Crianças até 6 anos não pagam; dos 7 aos 12, pagam meia-entrada, assim como idosos e pessoas com necessidades especiais de locomoção.

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Oficina Mobilidade

Testes de colisão validam a segurança de um carro; entenda como são feitos

Saiba quais são os critérios utilizados para considerar um automóvel totalmente seguro ou não

03 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Na hora de comprar um carro zero-quilômetro, muitos itens são levados em conta pelo consumidor: preço, complexidade de equipamentos, consumo, potência e conforto. Mas o ponto mais importante que deve ser considerado é a segurança. E só há uma maneira de verificar isso: os testes de colisão.

A principal organização que realiza esse tipo de avaliação com os automóveis vendidos na América Latina é a Latin NCAP, que executa batidas frontal, lateral e lateral em poste, assim como impactos traseiro e no pescoço dos ocupantes. Há também a preocupação com os pedestres e usuários vulneráveis às vias, ou seja, pedestres, motociclistas e ciclistas.

“Os testes de colisão são absolutamente relevantes, porque muitas vezes são a única forma de comprovar se o veículo tem alguma falha e se os sistemas de segurança instalados são efetivos para oferecer boa proteção”, afirma Alejandro Furas, secretário-geral da Latin NCAP.

As fabricantes também costumam fazer testes internos para homologar um carro, mas com métodos que divergem do que pensa a organização. Furas destaca as provas virtuais apresentadas por algumas marcas.

“Sabemos que as montadoras têm muita simulação digital, e isso é bom para desenvolver um carro, mas o teste de colisão não somente avalia o desenho do veículo, como também a produção. Muitas vezes o carro possui bom design e boa engenharia, mas no processo de produção ele passa por mudanças que não coincidem com o desenho original”, explica. 

Além das batidas, há os testes de dispositivos de segurança ativa: controle eletrônico de estabilidade, frenagem autônoma de emergência, limitador de velocidade, detecção de pontos cegos e assistência de faixas. 

O resultado final é avaliado pelos especialistas que realizaram os testes. A nota é dada em estrelas, que vão de zero a cinco. Recentemente, por exemplo, o Citroën C3 obteve nota zero, enquanto o Volkswagen T-Cross ficou com a classificação máxima de cinco estrelas.

O que o carro precisa ter para ser seguro?

Segundo a Latin NCAP, para receber cinco estrelas, o veículo deve ter cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça em todos os assentos e, no mínimo, dois airbags frontais, dois laterais ao corpo e dois laterais de cabeça e de proteção para o pedestre. 

“O carro também precisa ter controle eletrônico de estabilidade, ancoragens para cadeirinhas de crianças, limitador de velocidade, detecção de ponto cego e frenagem autônoma de emergência em todas as suas modalidades”, revela Furas.

Os testes na América Latina são feitos à custa da própria Latin NCAP. O dinheiro vem principalmente da Fundação Towards Zero Foundation, da Fundação FIA, da Global NCAP e da Filantropias Bloomberg. Segundo o secretário-geral da entidade, em algumas ocasiões as montadoras cedem o veículo para testes e se encarregam das despesas. Nesses casos, o critério utilizado é o mesmo.

“Na Europa as fabricantes cedem os carros sempre que lançam um veículo”, diz Furas. “Não existe nenhuma lei que as obrigue a isso, mas é como um compromisso, um entendimento do mercado. Gostaríamos de ter esse nível aqui na América Latina, mas infelizmente isso ainda não ocorre.”