Você está lendo...
Multas de veículos de pessoas jurídicas serão multiplicadas
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Legislação

Multas de veículos de pessoas jurídicas serão multiplicadas

Multa será multiplicada se cometida recorrentemente durante um ano, mesmo com identificação

Redação

02 de dez, 2017 · 2 minutos de leitura.

Publicidade

Detran
Desde março de 2023, quem é notificado por infração de trânsito pelo Detran-SP pode optar, através do SNE, pelo pagamento com até 40% de desconto
Crédito:JOSÉ PATRÍCIO/ESTADÃO

Começou a valer a resolução nº 710 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que altera a maneira as quais são aplicadas as multas para carros registrados em nome de pessoas jurídicas. Se antes as multas eram multiplicadas em caso de não identificação do motorista, agora elas serão pela repetição da infração.

A partir de agora, a cada vez que uma infração for cometida com um veículo em nome de pessoa jurídica, o valor original da multa será multiplicado pelo número de vezes em que ela foi cometida dentro de um ano.

Caso o condutor seja identificado em alguma das autuações repetidas durante esse período de doze meses, essa multa não entra na conta da multiplicação. E ainda segue a possibilidade de recurso para as infrações.

Publicidade


De acordo o Contran, a ideia é doer no bolso. “Considerando que a omissão da pessoa jurídica, além de descumprir dispositivo expresso do CTB, contribui para o aumento da impunidade, comprometendo a finalidade primordial do Código de Trânsito Brasileiro, que é a de garantir ao cidadão o direito a um trânsito seguro”, diz uma afirmação no comunicado.

BÔNUS: Veja quais são as multas mais caras do Brasil

Deixe sua opinião