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4ª etapa da Copa São Paulo de Kart será no fim de semana
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4ª etapa da Copa São Paulo de Kart será no fim de semana

Copa São Paulo de Kart serve como testes para o Brasileiro de Kart, principal campeonato da categoria no País

Redação

03 de mai, 2018 · 3 minutos de leitura.

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Torneio começa na próxima sexta-feira, dia 4 de maio, às 16h/ Crédito: Sandro Silveira/ RF1
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O Kartódromo Granja Viana vai receber, nos dias 4 e 5 de maio, a quarta etapa da Copa São Paulo de Kart 2018. A competição servirá de testes para o Brasileiro de Kart, principal campeonato da categoria no País, que ocorre entre os dias 9 e 21 de julho.

Antes das baterias, haverá as tomadas de tempo, que começam às 16h desta sexta-feira (4). A primeira categoria em ação será a Mirim, seguida pela Cadete, Jr Menor, Junior e Graduados.

A Fórmula 4 Junior será a última a entrar no traçado de 1.015 metros para tomada de tempo, às 16h50. Logo em seguida, a categoria fará a primeira bateria do final de semana. Na sequência, ocorrem as demais disputas, a partir das 17h20.

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SÁBADO

A programação de sábado começa às 8h com a segunda prova de cada categoria, da Mirim até a Graduados (9h30).

Às 9h55, entram em ação outras categorias para tomada de tempo. São elas a Rok Cup Executive, a Rotax Micro Max, a Shifter, a Rotax Mini Max, a Senior, a Rotax Jr Max e a Super Fórmula 4. As primeiras provas desses grupos começam às 11h15 e vão até às 13h55. Já a segunda bateria acontece de 14h15 às 16h40.


Em seguida, às 17h, entram na pista as categorias Novatos, Rotax DD2/ Masters, Sixspeed e Rotax Max/ Masters. Estas fazem a primeira bateria a partir 17h40 e a segunda das 19h20 até às 20h25.

PRO-500

A Pro-500 é a última a concorrer nesta etapa da Copa São Paulo de Kart. Com a etapa classificatória às 19h10, antes da segunda bateria da Novatos. Por fim, a corrida final do torneio é a prova única da Pro-500, com duração de 1h20 e largada às 20h50.


 

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Testes de colisão validam a segurança de um carro; entenda como são feitos

Saiba quais são os critérios utilizados para considerar um automóvel totalmente seguro ou não

03 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Na hora de comprar um carro zero-quilômetro, muitos itens são levados em conta pelo consumidor: preço, complexidade de equipamentos, consumo, potência e conforto. Mas o ponto mais importante que deve ser considerado é a segurança. E só há uma maneira de verificar isso: os testes de colisão.

A principal organização que realiza esse tipo de avaliação com os automóveis vendidos na América Latina é a Latin NCAP, que executa batidas frontal, lateral e lateral em poste, assim como impactos traseiro e no pescoço dos ocupantes. Há também a preocupação com os pedestres e usuários vulneráveis às vias, ou seja, pedestres, motociclistas e ciclistas.

“Os testes de colisão são absolutamente relevantes, porque muitas vezes são a única forma de comprovar se o veículo tem alguma falha e se os sistemas de segurança instalados são efetivos para oferecer boa proteção”, afirma Alejandro Furas, secretário-geral da Latin NCAP.

As fabricantes também costumam fazer testes internos para homologar um carro, mas com métodos que divergem do que pensa a organização. Furas destaca as provas virtuais apresentadas por algumas marcas.

“Sabemos que as montadoras têm muita simulação digital, e isso é bom para desenvolver um carro, mas o teste de colisão não somente avalia o desenho do veículo, como também a produção. Muitas vezes o carro possui bom design e boa engenharia, mas no processo de produção ele passa por mudanças que não coincidem com o desenho original”, explica. 

Além das batidas, há os testes de dispositivos de segurança ativa: controle eletrônico de estabilidade, frenagem autônoma de emergência, limitador de velocidade, detecção de pontos cegos e assistência de faixas. 

O resultado final é avaliado pelos especialistas que realizaram os testes. A nota é dada em estrelas, que vão de zero a cinco. Recentemente, por exemplo, o Citroën C3 obteve nota zero, enquanto o Volkswagen T-Cross ficou com a classificação máxima de cinco estrelas.

O que o carro precisa ter para ser seguro?

Segundo a Latin NCAP, para receber cinco estrelas, o veículo deve ter cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça em todos os assentos e, no mínimo, dois airbags frontais, dois laterais ao corpo e dois laterais de cabeça e de proteção para o pedestre. 

“O carro também precisa ter controle eletrônico de estabilidade, ancoragens para cadeirinhas de crianças, limitador de velocidade, detecção de ponto cego e frenagem autônoma de emergência em todas as suas modalidades”, revela Furas.

Os testes na América Latina são feitos à custa da própria Latin NCAP. O dinheiro vem principalmente da Fundação Towards Zero Foundation, da Fundação FIA, da Global NCAP e da Filantropias Bloomberg. Segundo o secretário-geral da entidade, em algumas ocasiões as montadoras cedem o veículo para testes e se encarregam das despesas. Nesses casos, o critério utilizado é o mesmo.

“Na Europa as fabricantes cedem os carros sempre que lançam um veículo”, diz Furas. “Não existe nenhuma lei que as obrigue a isso, mas é como um compromisso, um entendimento do mercado. Gostaríamos de ter esse nível aqui na América Latina, mas infelizmente isso ainda não ocorre.”