O Brasil deve ser o responsável por desenvolver o novo carro compacto global da Volkswagen para ser lançado após 2020. É o que disse a jornalistas, o presidente mundial do grupo Herbert Diess, em uma visita que durou pouco mais de 12 horas à unidade de São Bernardo do Campo, no ABC paulista.
Esse carro seria o início do novo ciclo de investimentos da Volkswagen no Brasil. Seria voltado para mercados de toda a América Latina, mas com possibilidades de ir para outras regiões; seja por exportação ou produção local. O modelo a ser criado pela engenharia brasileira deve ser o substituto do Gol, que junto com o Up! são os atuais produtos da marca no segmento de compactos, e respondem por cerca de metade das vendas no País.
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O plano de investimento atual para o período de 2017 a 2020, de R$ 7 bilhões, prevê modernização das fábricas e 20 lançamentos, dos quais faltam dez. O foco principal são os SUVs, segmento que mais cresce em vendas no País. E do qual a VW não participa com produtos locais.
Serão cinco novos SUVs: Um deles, o T-Cross, será produzido na unidade de São José dos Pinhais (PR) no fim do ano para início de vendas no primeiro semestre de 2019. Há ainda o Tiguan, que vem importado do México, além do Tarek, que virá da Argentina, a partir de 2020, o SUV sub-compacto e o grande, o Atlas. Uma nova picape também será apresentada em novembro.
BÔNUS: Tudo que já sabemos sobre o SUV compacto T-Cross que chega em 2019: