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Carros que já bateram recorde de vendas em outubro
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Carros que já bateram recorde de vendas em outubro

Pelos números computados até o dia 29, dois dias antes do fechamento do mês, alguns carros já têm outubro como o melhor mês do ano

Redação

31 de out, 2018 · 3 minutos de leitura.

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Volkswagen Gol
Crédito:O câmbio automático deu um bom impulso de vendas ao Volkswagen Gol. Foto: Volkswagen/Divulgação

A julgar pelos números de vendas de alguns automóveis até o dia 29 de outubro (dois dias antes do fechamento do mês), o mercado de carros novos no período aparentemente não foi abalado pelas eleições. Tanto que, mesmo antes do números finais, há automóveis que bateram o recorde mensal de vendas, apesar dos plebiscitos (dias 7 e 28) e do feriado do dia 12.

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É o caso dos Volkswagen Gol e Voyage, dos Chevrolet Spin e Prisma e da Fiat Strada, por exemplo. Pela primeira vez no ano, o veterano Gol superou a marca de 7 mil unidades vendidas em um único mês. Provavelmente, a reação ocorreu por causa da chegada do câmbio automático. Até o dia 29, o veterano hatch já havia alcançado a marca de 7.182 unidades.

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A estreia do câmbio automático deu um impulso também ao Voyage. Da mesma forma como o Gol, o sedã quebrou o recorde de vendas. Pela primeira vez no ano, o Voyage superou a marca de 3 mil unidades, com 3.445 modelos emplacados.

Outros modelos que também foram bem

Outro que já tem outubro como o melhor mês do ano é o sedã Chevrolet Prisma. Até o dia 29, ele já computava 6.789 unidades, mais do que as 6.635 unidades registradas em abril (até então o melhor mês do modelo).


A Spin teve 2.203 unidades emplacadas, desbancando as 2.039 registradas em junho. A Fiat conseguiu emplacar 6.362 unidades da picape Strada. O número é bem maior do que o de setembro (4.696) e um pouco superior ao de abril (6.354 unidades), até então o melhor mês do modelo, no ano.

Outubro também foi um bom mês para o novato Toyota Yaris sedã (2.321) e seu concorrente direto, o Honda City, que obteve 1.604 vendas até o dia 29, superando os 1.578 emplacamentos de março.

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Testes de colisão validam a segurança de um carro; entenda como são feitos

Saiba quais são os critérios utilizados para considerar um automóvel totalmente seguro ou não

03 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Na hora de comprar um carro zero-quilômetro, muitos itens são levados em conta pelo consumidor: preço, complexidade de equipamentos, consumo, potência e conforto. Mas o ponto mais importante que deve ser considerado é a segurança. E só há uma maneira de verificar isso: os testes de colisão.

A principal organização que realiza esse tipo de avaliação com os automóveis vendidos na América Latina é a Latin NCAP, que executa batidas frontal, lateral e lateral em poste, assim como impactos traseiro e no pescoço dos ocupantes. Há também a preocupação com os pedestres e usuários vulneráveis às vias, ou seja, pedestres, motociclistas e ciclistas.

“Os testes de colisão são absolutamente relevantes, porque muitas vezes são a única forma de comprovar se o veículo tem alguma falha e se os sistemas de segurança instalados são efetivos para oferecer boa proteção”, afirma Alejandro Furas, secretário-geral da Latin NCAP.

As fabricantes também costumam fazer testes internos para homologar um carro, mas com métodos que divergem do que pensa a organização. Furas destaca as provas virtuais apresentadas por algumas marcas.

“Sabemos que as montadoras têm muita simulação digital, e isso é bom para desenvolver um carro, mas o teste de colisão não somente avalia o desenho do veículo, como também a produção. Muitas vezes o carro possui bom design e boa engenharia, mas no processo de produção ele passa por mudanças que não coincidem com o desenho original”, explica. 

Além das batidas, há os testes de dispositivos de segurança ativa: controle eletrônico de estabilidade, frenagem autônoma de emergência, limitador de velocidade, detecção de pontos cegos e assistência de faixas. 

O resultado final é avaliado pelos especialistas que realizaram os testes. A nota é dada em estrelas, que vão de zero a cinco. Recentemente, por exemplo, o Citroën C3 obteve nota zero, enquanto o Volkswagen T-Cross ficou com a classificação máxima de cinco estrelas.

O que o carro precisa ter para ser seguro?

Segundo a Latin NCAP, para receber cinco estrelas, o veículo deve ter cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça em todos os assentos e, no mínimo, dois airbags frontais, dois laterais ao corpo e dois laterais de cabeça e de proteção para o pedestre. 

“O carro também precisa ter controle eletrônico de estabilidade, ancoragens para cadeirinhas de crianças, limitador de velocidade, detecção de ponto cego e frenagem autônoma de emergência em todas as suas modalidades”, revela Furas.

Os testes na América Latina são feitos à custa da própria Latin NCAP. O dinheiro vem principalmente da Fundação Towards Zero Foundation, da Fundação FIA, da Global NCAP e da Filantropias Bloomberg. Segundo o secretário-geral da entidade, em algumas ocasiões as montadoras cedem o veículo para testes e se encarregam das despesas. Nesses casos, o critério utilizado é o mesmo.

“Na Europa as fabricantes cedem os carros sempre que lançam um veículo”, diz Furas. “Não existe nenhuma lei que as obrigue a isso, mas é como um compromisso, um entendimento do mercado. Gostaríamos de ter esse nível aqui na América Latina, mas infelizmente isso ainda não ocorre.”