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Volkswagen divulga preço do T-Cross na Europa
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Volkswagen divulga preço do T-Cross na Europa

O T-Cross já pode ser encomendado, por preços que começam em 17.975 euros, o equivalente a R$ 80 mil

Redação

08 de dez, 2018 · 3 minutos de leitura.

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Volkswagen T-Cross
Crédito:Os primeiros compradores deverão receber o T-Cross no dia 12 de abril, em um evento especial na matriz da Volkswagen, em Wolfsburg, Alemanha. Foto: Volkswagen/Divulgação

A Volkswagen iniciou a pré-venda do T-Cross na Europa. O modelo, que será lançado no Brasil no primeiro trimestre do ano que vem, tem preço inicial de 17.975 euros na Alemanha, o equivalente a R$ 80 mil.

Lá, o SUV pode ser encomendado com motor 1.0 TSI, turbo, em duas faixas de potência: 95 ou 115 cv. O primeiro vem com câmbio manual de cinco marchas. O segundo pode receber caixa manual de seis velocidade ou automatizada de dupla embreagem e sete marchas.

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+ Saiba tudo sobre o T-Cross nacional

+ Acompanhe nossa avaliação com um protótipo do carro, na Alemanha

Os primeiros compradores participarão de um sorteio para concorrer a uma das primeiras 200 unidades. A série limitada será classificada como “1st Edition” (primeira edição). A Volkswagen prevê a entrega especial em um evento a ser realizado na sede da montadora, em Wolfsburg, Alemanha, no dia 12 de abril.


Modelo brasileiro é maior

O T-Cross utiliza a plataforma MQB-A0, do Polo. Na Europa, o SUV tem entre eixos de 2,56 m, a mesma do hatch. No Brasil, ele será um pouco maior. Terá entre eixos de 2,65 m, como o sedã Virtus.

A razão é que lá ele vai conviver com o T-Roc, SUV um pouco maior, derivado do Golf. No Brasil, não haverá essa concorrência interna.

O modelo traz itens como banco traseiro ajustável sobre trilhos. Isso permite aumentar o espaço para joelhos ou para carga, conforme a necessidade.


Entre os equipamentos, o T-Cross traz quatro portas USB, carregador de celular sem fio, central multimídia com tela de 8″, quadro de instrumentos virtual, etc.

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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.