O Arrizo 5 tem uma dura tarefa pela frente. Compacto, o inédito sedã da Caoa Chery rivaliza com modelos consagrados, como o Hyundai HB20S , o Chevrolet Cobalt e o Volkswagen Virtus, que no mês passado foi escolhido como o “Melhor Carro JC”.
Feito em Jacareí (SP), o estreante foi apresentado no Brasil em meados de outubro é oferecido em duas versões. A RX, de entrada na linha, tem tabela de R$ 65.990 e a de topo, RXT, de R$ 72.990.
O conjunto mecânico é bem acertado. O motor é 1.5 de quatro cilindros, flexível, com turbo, que gera até 150 cv de potência com etanol – com gasolina são 147 cv – acionado por meio de botão.
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O câmbio é automático CVT, de relações continuamente variáveis, e simula sete marchas. A mudanças manuais podem ser feitas por meio da alavanca no console central.
As linhas da carroceria são contemporâneas. Na dianteira, a grade em forma de colmeia, tem um filete horizontal que se une à parte inferior dos faróis com duplo refletor e LEDs. Aliás, os faróis têm sistema de acendimento automático e regulagem elétrica da altura do facho, tudo de série.
O para-choque tem duas grandes entradas de ar nas extremidades. No mesmo conjunto ficam as luzes de uso diurno.
Nas laterais há um friso, na altura da cintura, que vai do para-lama dianteiro ao traseiro. Atrás, o sedã da Caoa Chery tem luz de neblina e lanterna principal de LEDs.
Para-choques, carcaça dos espelhos retrovisores externos e maçanetas são pintadas da cor da carroceria. De série, as rodas são de liga leve de 16 polegadas e os freios são a disco nas quatro rodas.
Boa lista de itens de série
O Arrizo 5 investe em um pacote de equipamentos bastante amplo. De série há controles eletrônicos de tração e estabilidade, indicador de pressão e temperatura dos pneus, sistema Isofix de fixação de assentos infantis, alarme acionado por meio da chave, assim como a abertura e o fechamento das portas.
Ar-condicionado eletrônico, banco do motorista com regulagem de altura, volante multifuncional (com controles do som e do computador de bordo, que inclui tela de 3,5 polegadas) revestido de couro, direção com assistência elétrica, sensores de obstáculos e câmera na traseira, vidros elétricos nas quatro portas, central multimídia com tela de 7” e espelhamento de celular com plataformas Android Auto e Apple Car Play também vêm de fábrica no Arrizo 5.
A versão de topo acrescenta moldura cromada dos vidros laterais, rodas de liga leve de 17″, air bags laterais dianteiros, bancos de couro e teto solar elétrico, entre outros equipamentos.
O Caoa Chery Arrizo 5 tem dimensões generosas. São 4,43 metros de comprimento, 1,81 m de largura e distância entre os eixos de 2,65 m. Esses números são bem parecidos com os do Virtus e do Cobalt, por exemplo.
Motor é valente
Avaliado em uma pequena pista na fábrica dentro das instalações da fábrica da Caoa Chery, em Anápolis (GO), o Arrizo 5 não fez feio. O sedã mostrou bom fôlego para arrancar e retomar velocidade.
O resultado só não foi melhor porque o câmbio, voltado ao conforto e ao consumo de combustível, limita as respostas do motor 1.5 turbo. Como o trajeto era todo plano e em ambiente controlado, não foi possível avaliar o desempenho do Arrizo 5 no anda e para do trânsito.
Arrancar em subidas não deve ser problema. Afinal, o Arrizo 5 tem sistema de auxilio de saída em aclives.
As ajustes das suspensões têm bom equilíbrio entre conforto e esportividade. O sedã ficou grudado ao chão em curvas e a carroceria não oscilou durante a avaliação.
Nem mesmo em um exercício para testar a eficiência dos freios. O Arrizo 5 passou com as rodas do lado direito sobre piso molhado e as da esquerda no asfalto seco. E continuou na trajetória mesmo após a frenagem brusca.
O jornalista viajou a convite da Caoa Chery
Ficha técnica
Caoa Chery Arrizo 5
Preço sugerido: R$ 65.990
Motor: 1.5, 4 cil., 16V, turbo, flexível
Potência (cv)*: 150 a 5.500 rpm
Torque (mkgf)*: 19,4 a 4.000 rpm
Câmbio: Automático, CVT
Comprimento: 4,53 metros
Largura: 1,81 metro
Entre-eixos: 2,65 metros
Porta-malas: 430 litros
Fonte: Caoa Chery
Prós
Suspensão
Conjunto bem acertado e controles de estabilidade e tração mantêm o modelo firme em qualquer situação.
Contras
Câmbio CVT
Caixa automática simula sete marchas, mas, por ser voltada ao consumo de combustível, limita as respostas do motor turbo.