Volkswagen/Divulgação

A volta das peruas? Volkswagen confirma produção da elétrica Space Vizzion

Executivo confirmou que a montadora vai produzir a perua elétrica a partir do conceito ID Space Vizzion, revelado há um ano

Por Diogo de Oliveira 20 de nov, 2020 · 4m de leitura.

A direção da Volkswagen deu sinal verde para a produção da perua elétrica ID Space Vizzion. O protótipo surgiu há um ano, no Salão de Los Angeles. A confirmação foi feita pelo chefe executivo da montadora, Ralf Brandstätter, em postagem na rede social LinkedIn. O modelo se chamará Aero B.

Segundo Brandstätter, a perua 100% elétrica da Volkswagen sairá da linha de produção da fábrica de Emden, na Alemanha, a partir de 2023. O modelo utiliza a versão mais recente da arquitetura MEB para os carros elétricos da empresa. E promete longo alcance, com autonomia para até 700 km.

Espera-se que a Aero B fique parecida com o conceito ID Space Vizzion (VW/Divulgação)

A Space Vizzion surgiu no fim de 2019 com uma bateria de 82 kWh e autonomia para até 590 km. Porém, quando chegar às ruas, a perua virá com um pacote de bateria mais robusto, de 111 kWh.

“Graças à arquitetura MEB, o Aero B poderá ser carregado super rápido e oferecerá um pouco mais de tudo: mais espaço, mais alcance, mais aceleração e mais velocidade máxima”, publicou Brandstätter.

Cabine do conceito tem interior limpo e enorme multimídia no painel (VW/Divulgação)

Sucessor do Passat?

Algumas publicações especializadas estão considerando a perua elétrica como uma espécie de sucessora do Passat. A associação vem do tamanho similar em relação à Passat Variant.

Com a “prescrição” cada vez mais próxima dos carros a combustão, a perua elétrica tende a substituir o Passat com o passar do tempo. Recentemente, a VW inclusive parou de vender a Passat Variant no Brasil.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Proposta esportiva

Um dos pontos altos da perua conceitual ID Space Vizzion é a carroceria aerodinâmica. Um detalhe bacana é a grade que conecta os faróis. Ela é vazada e cria uma corrente de ar que percorre o capô e faz o “downforce”. Segunda a VW, o coeficiente aerodinâmico é de 0,24.

O desempenho também promete não deixar os clientes e fãs com saudades das peruas a combustão. O conceito trazia um motor elétrico na traseira capaz de gerar 272 cv de potência e um torque de 56 mkgf. Porém, a versão final pode ter dois motores elétricos e até 340 cv.

Plataforma MEB será usada por toda linha ID de carros elétricos (VW/Divulgação)

Tal como visto nos elétricos já lançados, espera-se que a perua Aero B mantenha o design do conceito ID Space Vizzion. Além da station wagon, a montadora deverá produzir uma variante sedã, que se chamará Aero. Os modelos serão fabricados em Emden ao lado do SUV ID.4.