Em junho, o Jornal do Carro noticiou que a Ford F-150 ganharia novo visual e que sua chegada ao Brasil aconteceria em breve. Virou realidade – tanto que a marca norte-americana anunciou pré-venda do modelo em agosto. Agora, no entanto, momento de conhecer de perto a picape grande, que tem visual renovado e mais equipamentos. No portfólio, são duas versões: Lariat e Lariat Black. Difere apenas o estilo de acabamento. Mas o preço é o mesmo para ambas. Portanto, se o cliente optar por qualquer das configurações, vai pagar os mesmos R$ 519.990.
Por aqui, a F-150 usa o mesmo motor 5.0 V8 Coyote do irmão Mustang. São 405 cavalos de potência e 56,7 mkgf de torque, disponíveis a breves 1.450 giros. Ainda assim, é um carro bastante pesado e, por isso, acontece um pequeno delay quando há repentina demanda do pedal da direita – em ultrapassagens e arrancadas, por exemplo.
Quem acompanha esse motor – também como no Mustang – é o câmbio automático de dez marchas. O trabalho é impecável e as trocas quase não são sentidas durante a condução. Como na versão anterior, a suavidade da direção impressiona. Nem parece que a picape da Ford tem 5,88 metros de comprimento, 2,09 m de largura e 1,96 m de altura.
Ainda falando em números, os 3,69 metros de entre-eixos tornam a Ford F-150 uma verdadeira sala de estar. Tem espaço de sobra entre os bancos de trás e os da frente. Os passageiros traseiros, todavia, ainda contam com saídas de ar-condicionado, tomadas e climatização para o assento.
Estética
Visualmente, a 14ª geração da Ford F-150 (líder de vendas nos Estados Unidos há 47 anos consecutivos) teve modificações sutis. A princípio, cabe explicar que em ambas as versões, só muda o estilo. Enquanto a Lariat tem perfil mais clássico, com abuso de cromados e sobriedade, a Lariat Black exibe peças em preto brilhante e quer atrair quem procura por esportividade.
Além de novo logotipo (com friso e letras brancas, e não mais cromado), destaque para os faróis com luzes de assinatura em formato de “F”. A grade tem duas barras horizontais e as rodas mudam o design, mas mantém seu tamanho de 20″. Na traseira, as lanternas da picape tem novo layout.
Tampa traseira multiacesso
A tampa da caçamba (de 1.370 litros, com iluminação de LEDs e tomada de 110V) tem abertura multiacesso – pode ser aberta tanto da forma tradicional como lateralmente. Dá, por exemplo, para abrir o compartimento por meio de botão na chave. O para-choque difere entre as duas versões. Na Lariat, cromado, e, na Black, fica no tom da carroceria. Esta última, testada pelo JC, tem saídas de escape aparentes.
O carro, em síntese, está disponível em seis cores: Vermelho Zadar, Cinza Torres, Cinza Avalanche, Preto Vesúvio, Branco Nur e Azul Mônaco. A Ford adianta que a picape pode contar com acessórios, como santantônio, caixas organizadoras e até barraca de camping. Curiosamente, capota elétrica e de lona também estão na lista. É absurdo não vir de série em um modelo que ultrapassa meio milhão de reais.
A bordo
Do lado de dentro, a princípio, interior diferenciado, como novos acabamentos. O modelo mistura tons pretos e cromados e continua transmitindo requinte e qualidade na montagem. Fica fácil encontrar a boa posição para dirigir. Tem regulagens elétricas tanto para o banco (o do passageiro também) quanto para o volante.
Por falar em bancos, tem forração de couro, bem como ventilação e aquecimento para os ocupantes da frente. A cabine tem bastante porta-objetos e a chamativa central multimídia vertical de 12 polegadas. Tem espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto sem fio, comandos de voz, Sync 4, e outros equipamentos. Como novidade, destaque para o head up display, que reflete as informações do quadro de instrumentos no painel, facilitando a vida a bordo.
Impressões ao dirigir
O motor 5.0 V8 entrega 405 cavalos (sempre, com gasolina) e o elevado torque de 56,7 mkgf, disponível a tardios 5.250 giros (tá aí uma das explicações para o delay que mencionamos acima). Ou seja, há disposição, mas não se compara ao irmão menor, Mustang. Seja como for, vai de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos. Esses números, claro, cobram um preço. De acordo com o Inmetro, a F-150 faz 6,3 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada.
Em velocidade estável, de 120 km/h (limite máximo que atingimos, pois estávamos em estradas públicas), o motor procura manter rotação baixa. E, para quem curte domar o carro, dá para trocar as marchas manualmente.
Sete modos de condução
Para tornar a brincadeira mais divertida, o carro possui sete modos de condução. São eles: Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Lama/Terra, Rocha/Avanço Lento e Rebocar/Transportar. Basta selecionar, por meio de um botão giratório, no painel, que as respostas do carro mudam, alterando câmbio, direção, entre outros pontos. As suspensões, inclusive, ajudam a conferir um rodar equilibrado. Lembrando que andamos sem carga na caçamba, com baixo peso no eixo traseiro. Em síntese, filtra bem as irregularidades do piso. Os pneus são 275/60 R20.
Em curvas, as rolagens de carroceria não são exageradas, nem os sacolejos. Mas é tanta segurança que seria preciso abusar muito para não ser salvo pelas assistências dinâmicas. Aliás, cabe dizer que a direção é elétrica e confortável em manobras. E, nas trilhas, o sistema 4×4 contorna, praticamente, qualquer situação. A nova F-150 vem de série com o pacote off-road FX4, composto por protetores metálicos e suspensão com tunagem especial para fora de estrada. Até o tanque de gasolina (de 136 litros com autonomia de mais de 1.000 km) foi estendido para situações de emergência.
Ademais, a lista reúne engate de reboque, com capacidade de 3.492 kg e preparação elétrica, controle de freio e de oscilação e o exclusivo assistente de reboque Pro Trailer. Tem, para a segurança, controlador de velocidade adaptativo, alerta de ponto cego, oito airbags, os assistentes de manutenção e centralização de faixa e de frenagem, detecção de pedestres, câmera traseira com detector de objetos, entre outros itens. Agora, a concorrente de Chevrolet Silverado e RAM 1500 passa a ter cinco anos de garantia.
PRÓS
Além de espaço generoso e ótimo acabamento, picape tem diversos itens de série exclusivos na categoria, como sete modos de condução, assistente de reboque e tanque estendido, ideal para quem pratica trilhas
CONTRAS
Dirigindo, picape apresenta certo delay em arrancadas e retomadas de velocidade; preço é alto demais para o padrão do brasileiro
FICHA TÉCNICA
Ford F-150 Lariat Black
Motor: 5.0 V8, a gasolina
Potência: 488 cv a 6.000 rpm
Torque: 56,4 mkgf a 4.250 rpm
Aceleração 0-100 km/h: 7,1 segundos
Câmbio: Automático de 10 marchas
Tração: Integral
Peso (ordem de marcha): 2.470 kg
Comprimento: 5,88 m
Largura: 2,09 m
Altura: 1,96 m
Entre-eixos: 3,69 m
Pneus: 275/60 R20
Preço: R$ 519.990
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