A Toyota lança neste mês de dezembro, no Brasil, o terceiro carro da marca com alterações feitas pelo seu time de competição, o Gazoo Racing. Depois da Hilux GR-S no fim de 2019 e do Corolla GR-S com toques esportivos, é a vez do SW4 ganhar modificações estéticas e de engenharia.
Uma das principais mudanças sentidas na nova versão é a suspensão do SUV, que foi alterada e recebe novos amortecedores monotubo. Dessa forma, entregam uma direção mais direta e firme. Com todas as modificações, o SW4 GR-S com ajustes esportivos chega às lojas ao preço sugerido de R$ 415.790.
Perfomance melhorada
Neste primeiro contato, o Jornal do Carro acelerou a novidade em circuito fechado, e, mesmo assim, já deu para ter uma noção razoável das alterações. No caso da suspensão, por exemplo, com os amortecedores telescópicos, é possível notar que existe uma maior exatidão na direção e reduz movimento na cabine. Inclusive, até surpreende por se tratar de um veículo grande, com 4,79 metros de comprimento.
Por conta desse controle dinâmico maior, o SW4 GR-S passa mais segurança nas curvas, até nas mais fechadas. Além disso, com o sistema de amortecimento mais firme, o carro responde mais prontamente aos movimentos do volante. Essa relação pode ser notada até mesmo no giro do volante, que tem, portanto, uma relação mais direta.
Mas, por outro lado, o conjunto mecânico continua o mesmo. Ou seja, sem alterações em relação às demais versões. O motor é o 2.8 litros turbodiesel de 204 cv e 50,9 kgfm de torque a 2.800 rpm. O câmbio é automático de 6 marchas, que até atende bem ao conjunto do carro. Já a tração é 4×4 com reduzida, tendo bloqueio de diferencial traseiro.
Visual mais arrojado
Inicialmente, logo se vê que o visual do SW4 foi renovado. Para tornar o design mais esportivo, o SUV ganhou novos para-choques com difusores, spoiler traseiro e pneus com rodas de liga leve de 18 polegadas. Além disso, também há novos faróis em Full LEDs na dianteira, bem como emblemas exclusivos por toda a carroceria.
No entanto, apesar dos detalhes que fazem a diferença, o que mais chama são as cores. Além do tradicional Preto Mica, a nova SW4 conta, pela primeira vez, com versão com pintura em dois tons, que combina branco pérola com o teto preto brilhante. Da mesma forma, peças em black piano deixam a dianteira e a traseira com aparência mais marcante.
Interior tecnológico
Por dentro, o SW4 não mudou muito. Os bancos, nesta versão, são uma mescla de couro e suede, com costura vermelha pespontada que causa um contraste bonito com os detalhes clássicos. Nos apoios de cabeças, há bordados com o emblema Toyota Gazoo Racing.
No quesito tecnologia, o SUV continua com uma tela multimídia de 8 polegadas com conexão com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay. Além disso, tem GPS, TV Digital, Bluetooth e conexão USB. O sistema de som é da marca JBL, com 10 alto-falantes no total.
Na segurança, o SW4 vem com o pacote Toyota Safety Sense. Dessa forma, possui sistema de visão 360°, alerta de ponto cego e de tráfego traseiro, sistema de pré-colisão frontal, alerta de saída de faixa e controle de cruzeiro adaptativo (ACC). Complementam a lista os 7 airbags, assistente de frenagem de emergência e controles de estabilidade e tração.