Você está lendo...
SUV Toyota Raize, rival do Fiat Pulse, estreia no México com preço de Yaris
Mercado

SUV Toyota Raize, rival do Fiat Pulse, estreia no México com preço de Yaris

SUV Toyota Raize pode chegar ao Brasil em cerca de dois anos com produção na fábrica de Sorocaba (SP); no México, está à venda por R$ 89 mil

Vagner Aquino, Especial para o Jornal do Carro

08 de dez, 2021 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Toyota Raize SUV
Confirmado pelo Jornal do Carro ainda em 2019, Toyota Raize será o SUV de entrada da marca no Brasil
Crédito:Toyota/Divulgação

Enquanto no Brasil a Toyota ainda nem renovou o Yaris, no México a japonesa acaba de lançar o Raize. Conforme o Jornal do Carro revelou, trata-se do novo SUV pequeno da marca, que está cotado para ganhar produção na fábrica de Sorocaba (SP). O Raize é opção para substituir o Yaris atual sobre a arquitetura DNGA, que é uma versão simplificada da TNGA do Corolla. Na Ásia, a plataforma surgiu em 2019 com o Daihatsu Rocky, justamente o seu irmão gêmeo.

Mas, enquanto os brasileiros vão ter de esperar pelo SUV por, no mínimo, dois anos, os mexicanos já podem adquirir o modelo nas concessionárias. Por lá, os preços partem de 333.900 pesos mexicanos, o equivalente a R$ 89 mil – mesma faixa do Yaris. Há três versões de acabamento, todas denominadas XLE, mas com diferentes opções de câmbio.

Toyota Raize SUV
Toyota/Divulgação

Publicidade


Por falar na mecânica, o Toyota Raize no México traz motor 1.0 turbo com 98 cv de potência e 14,2 mkgf de torque. Por lá, o câmbio se divide entre manual ou automático do tipo CVT com simulação de marchas.

Com este conjunto mecânico, o Raize será opção ao Fiat Pulse, por exemplo, que tem as mesmas características de motor e transmissão, além do porte de cerca de 4 metros de comprimento. Da mesma forma, o porta-malas do SUV de entrada da Toyota tem um litro a menos que no Fiat: são 369 litros, segundo dados oficiais da marca japonesa.

Toyota Raize SUV
Toyota/Divulgação

Completinho

Na lista de itens de série, o Toyota Raize à venda no México tem ar-condicionado automático e central multimídia com Android Auto, Apple CarPlay e câmera de ré. Na segurança, tem como destaques os seis airbags e os controles de estabilidade e de tração – todos itens de série.

Por fim, o mini SUV da Toyota oferece modos de condução que vão do mais econômico ao mais esportivo, sensores de estacionamento na frente e atrás, além de direção elétrica e iluminação Full LEDs, a depender da versão de acabamento. Na estética, pode ter rodas de liga leve de 17 polegadas, que deixam o seu visual mais interessante.

Toyota Raize SUV
Toyota/Divulgação

Expectativa para o Brasil

Informações apontam que mesmo, com a aposentadoria do Yaris, a Toyota continuará utilizando seu atual conjunto mecânico. Ou seja, estamos falando do motor 1.5 Dual VVT-i flex de 110 cv e 14,9 mkgf de torque (números com etanol). Tem até estimativa de estreia de uma versão com motor híbrido, ao estilo da dupla Corolla sedã e Cross.

Em relação ao visual e dimensões, o modelo mexicano tem 3,99 metros de comprimento, por 1,69 m de largura e 1,62 m de altura. No entre-eixos, são 2,52 metros. Nesse sentido, segue a cartilha dos concorrentes Fiat Pulse, Volkswagen Nivus, e do futuro Citroën C3. Entretanto, deverá ser o último a chegar, com lançamento previsto para 2023 ou mesmo 2024.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião